O realismo da escultura de Belkiss Diniz retrata com sentimento os anseios do ser humano

Acervo Artístico: Emanuel von Lauenstein Massarani
11/11/2004 14:00

Compartilhar:

Belkiss Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/belkiss diniz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Brasil 500 anos", escultura doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho pelo Centro Comercial Aricanduva de São Paulo Clique para ver a imagem ">

Compromissada somente com a busca do prazer estético e com seus sentimentos, a escultura Belkiss Diniz demonstra sua fascinação pelo corpo humano que é a base de seu trabalho. Cada gesto, cada curva, cada detalhe revelam diferentes e, por vezes, surpreendentes facetas. Como ela própria costuma afirmar, a arte apodera-se dos sentimentos que afloram do seu inconsciente e torna-os visíveis diante de seus olhos, revelando aspectos até então subliminares de sua personalidade.

De formação clássica, a escultora possui excelente domínio técnico e transforma figuras e cenas em imagens ideais, ricas de harmonia e sentimento. Os ritmos elegantes de suas obras exprimem equilíbrio e envolvem seus seres num silêncio feito de luz.

Belkiss Diniz filtra suas emoções, em profundo respeito ao olhar do observador. Expressando, com graça e leveza, sentimentos positivos, o "metier" dessa escultora é um ato de amor para com a figura humana que trata sempre com carinho. Sua composição é dinâmica, sugere e tem movimentos, é sempre repleta de efeitos momentâneos.

"Brasil 500 anos", escultura doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho pelo Centro Comercial Aricanduva de São Paulo, revela uma artista com conhecimento de anatomia que ao mesmo tempo consegue transmitir os anseios das nações indígenas por um Brasil cada vez melhor e integrado.

A Artista

Belkiss Diniz - pseudônimo artístico de Belkiss Diniz Ribeiro da Glória - nasceu em Curvelo, Minas Gerais, em 1945. Realizou cursos de cerâmica e modelagem na Escola de Arte Guignard e de filosofia da arte e leitura filosófica e estética da história da arte com o filósofo, e professor Moacyr Laterza, em Belo Horizonte, MG.

Iniciou suas atividades na Escola de Arte Guignard em 1985, simplesmente como terapia ocupacional. Seis anos depois tornou-se escultora e ceramista profissional, prosseguindo atualmente seus estudos e pesquisas paralelamente ás atividades de professora de modelagem, fôrma de silicone e fundição em resina e mármore reconstituído.

Recebeu inúmeros títulos e condecorações, destacando-se entre eles "Menção Honrosa" nos VI, VII e VIII Circuito Internacional de Arte, realizados respectivamente no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (2001 e 2002) e no Museu de Arte de São Paulo (2003). "Medalha de Prata", I Salão de Artes Plásticas Hilton Brasilton, Contagem, MG, (2001); "V Troféu Mulher Influente", Belo Horizonte, MG; "Notáveis do Ano", Curvelo, MG; "Gente de Expressão de Minas Gerais", Belo Horizonte, MG; "Mulheres Notáveis" Troféu Cecília Meireles, Itabira, MG, (2001); "Troféu Juscelino Kubitschek de Oliveira", Juiz de Fora, MG; "Viagem a Portugal" por sua participação no I Salão de Arte e Design "Brasil 500 anos", promovido pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e o Centro Comercial Leste Aricanduva, São Paulo (2000).

Possui obras nos acervos das Embaixadas do Brasil em Roma e Londres, na Casa do Brasil em Madri, Espanha; no Acervo Cultural Newton Paiva em Belo Horizonte, MG; na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; na Academia Brasileira de Arte; Cultura e Historia, São Paulo; na sede da Prefeitura Municipal de Curvelo, Minas Gerais; no Centro Comercial Leste Aricanduva, São Paulo; e três mega esculturas na "Praça das Marias", na cidade de Três Marias em Minas Gerais.

Além de ter participado de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais realizou as seguintes exposições individuais: "Presença no Espaço", Ponteio Lar Shopping, Belo Horizonte, MG (2003); Centro Cultural de Curvelo, Curvelo, MG (2002); Galeria de Arte, Village Cascais Suíte Hotel, Cascais, Portugal (2001); Banco do Brasil, Nova York, Estados Unidos; Artespana 2, Belo Horizonte, MG (2000); Hospital Mater Dei, Belo Horizonte, MG; Galeria de Arte Shopping Portal, BH, MG (1998); "Primavera de Artes Plásticas", Hotel Floresta Mágica, Santa Luzia, MG; "Artes Plásticas Belo Horizonte 100 anos", MG (1997); Espaço Cultural Hotel Real Palace, Belo Horizonte, MG; Espaço Cultural "Cultura Inglesa", Belo Horizonte, MG; "Espaço La Stanza", Belo Horizonte, MG (1995).

alesp