Deputado expõe a situação das principais estradas do Alto Tietê


27/04/2007 15:22

Compartilhar:

Mauro Arce e Marco Bertaiolli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BERTAIOLLI ARCE A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marco Bertaiolli (DEM) reuniu-se na quinta-feira, 26/04, com o secretário dos Transportes do Estado, Mauro Arce, e saiu do encontro com a garantia de que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá construir duas das quatro rotatórias da rodovia Mogi"Bertioga.

Na ocasião, o parlamentar foi informado que o acesso na Mogi"Dutra já está em fase de licitação. A obra será realizada na altura do Jardim Aracy e do Residencial Itapety e faz parte da duplicação da rodovia, concluída em 2005 pelo governo do Estado. O adiamento da conclusão dessa área específica, conforme esclarece Bertaiolli, deveu-se a pendências na desapropriação de uma área particular.

O parlamentar informa também que Arce se mostrou receptivo às reivindicações da região do Alto Tietê e que algumas obras precisam aguardar as tramitações ambientais, como é o caso da ligação Suzano"Poá"Airton Senna, cujo processo já está em fase de análise pelos órgãos competentes. "Além disso, a duplicação da Mogi"Bertioga, entre todos os pedidos, deverá ser a mais complicada, em razão de a estrada cortar a serra do Mar, protegida por lei. É uma obra mais cara e há complicação em razão das limitações ambientais, mas, mesmo assim, o governo do Estado continua estudando formas de solucionar o problema", explica. E completa: "Muitos acreditavam que a obra não seria feita, mas hoje a estrada está duplicada e com toda a garantia de segurança aos seus usuários".

Bertaiolli intercedeu também por outra obra, a da Estrada das Varinhas. Trata-se de uma vicinal que liga a área urbana à área rural de Mogi das Cruzes. Partindo do distrito de Jundiapeba, a via é um importante acesso para os produtores rurais estabelecidos ao longo da estrada, onde também está instalado o Hospital Arnaldo Pezzulti Cavalcanti, referência na região para o atendimento de pacientes portadores do vírus HIV, entre outras enfermidades. Para o parlamentar, "a estrada é fundamental por mais um fator: há a subestação de Furnas e a represa do rio Jundiaí, que faz parte do Sistema Produtor do Alto Tietê, abastecendo de água boa parte da Região Metropolitana do Estado".

Bertaiolli também entregou ao secretário um relatório completo sobre a situação de cada estrada da região, incluindo reportagens de jornais que mostram a reivindicação da comunidade local.

mbertaiolli@al.sp.gov.br

alesp