Dia do Cônsul é comemorado na Assembléia


13/09/2005 20:25

Compartilhar:

O presidente Rodrigo Garcia recebeu o Corpo Consular de São Paulo na tarde desta terça-feira, 13/9, para uma homenagem pelo "Dia do Cônsul". <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/diaconsul30dav.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da ACOMBRÁS, Cesar Augusto Aguiar, presidente Rodrigo Garcia, Paulo Fonseca, cônsul da Indonésia, presidente da Sociedade Consular e deputado Jonas Donizette <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/diaconsul34dav.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Rodrigo Garcia (PFL) recebeu o Corpo Consular de São Paulo na tarde desta terça-feira, 13/9, para uma homenagem pelo "Dia do Cônsul". Em seu discurso de boas-vindas aos cônsules, o presidente Garcia apontou a honra e o prazer em recebê-los para esta justa homenagem. "É muito importante que os representantes de tantos países tenham a oportunidade de conhecer o grande trabalho que a Assembléia realiza", disse o presidente, ressaltando ainda a importância da colaboração estreita entre o Poder Legislativo e os representantes diplomáticos.

O presidente da Associação dos Cônsules do Brasil, César Augusto Aguiar, cônsul do Chipre, homenageou o presidente Rodrigo Garcia com a medalha e o diploma da entidade. Em seu pronunciamento, explicou a diferença da nomenclatura de cônsul e cônsul honorário: o primeiro é representante do corpo diplomático e funcionário do país que representa; já o honorário tem os mesmos deveres e obrigações, sem, entretanto, possuir vínculo empregatício. Disse Aguiar que "o trabalho é o mesmo e que, sendo a política uma arte, aos cônsules cabe mediar o perfeito entendimento entre o Brasil e o país que representam".

O presidente da Sociedade Consular, Paulo Fonseca, Cônsul da Indonésia, agradeceu em nome de seu país a ajuda recebida das autoridades e dos parlamentares às vítimas do tsunami. "Foi de fundamental importância para nosso povo essa ajuda em forma de mantimentos e medicamentos. Expresso nossa profunda gratidão a todos e saúdo esta data, que com grande propriedade este parlamento realiza".

alesp