Sessão solene na Assembléia homenageia bandas e fanfarras paulistas


26/06/2006 17:43

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MARCELO BUENO  Bandas e Fanfarras A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene para homenagear as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MARCELO BUENO  Bandas e Fanfarras B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FANFARRA953.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Músicos, regentes e organizadores foram homenageados durante a solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MARCELO BUENO  Bandas e Fanfarras C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FANFARRA944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento paulista realizou sexta-feira, 23/6, sessão solene para homenagear as bandas e fanfarras do Estado de São Paulo, a requerimento do deputado Marcelo Bueno (PTB), que presidiu os trabalhos.

Trabalhar intensamente para concretizar a volta do campeonato estadual das bandas e fanfarras e contribuir para o crescimento e desenvolvimento das corporações musicais foram os compromissos reiterados por Marcelo Bueno na solenidade que homenageou cerca de 400 agremiações paulistas, políticos e entidades incentivadoras do setor. O evento, realizado no plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, reuniu centenas de pessoas vindas de diversas cidades do interior do Estado.

O parlamentar reconheceu o trabalho dos jovens músicos, regentes e organizadores em prol da cultura no Estado. "O papel social desempenhado pelas bandas e fanfarras ultrapassa a simples questão de entretenimento, uma vez que tira das ruas jovens aparentemente sem futuro. Por meio dessas agremiações, garantem-se, no banco das escolas, aprendizado e objetivos de vida. Temos de lutar pela volta do campeonato estadual e por todos os mecanismos de incentivo às atividades das corporações musicais", disse Bueno, autor de dois projetos de lei que beneficiam as bandas e fanfarras de São Paulo.

O primeiro é o de número 324/06, que institui o 4 de agosto como o Dia Estadual das Bandas e Fanfarras. Já o PL 300/06 tem o objetivo de transformar a cidade de Cubatão, palco dos maiores eventos promovidos pela Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban), na Capital das Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo. "A idéia é prestar reconhecimento à cidade que abriga os maiores eventos envolvendo essa modalidade de corporação musical, destacando o município como detentor de excelência nesse segmento e ampliando o interesse pelo resgate da cultura brasileira", diz o parlamentar.

Pronunciaram-se também Roberto Augusto Vasquez, coordenador do último certame de bandas e fanfarras do Estado; Luiz Antônio Pronunciato Caetano, diretor do Instituto Cultural Santa Isabel; Cavino Rocha Tanese, presidente da Ocifaban; Silvaldes Aparecido Ferreira, presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto; Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Afaban; Luiz Carlos Costa, vereador do município de Cubatão; Valmir Rosa, presidente da Câmara Municipal de Serrana; Gilson Eduardo Kurtz, representante do prefeito José Carlos Tallarico Júnior, da cidade de Capão Bonito, e Clermont Silveira Castor, prefeito de Cubatão.

Clermont Castor recebeu das mãos de Marcelo Bueno uma placa de homenagem. "Acredito que o futuro de muitos jovens começa a ser traçado por meio da participação em corporações musicais como bandas e fanfarras. Eu mesmo, que na juventude seguia para o caminho errado, fui resgatado quando passei a participar das bandas. E, com o tempo, tornei-me médico. É um grande prazer apoiar este segmento e incentivar seu desenvolvimento em todo o Estado", disse o prefeito.

A Tribuna

Um dos homenageados durante a sessão foi Eduardo Santini, representante do sistema A Tribuna de Comunicação, que ao longo de sua história dedicou-se a incentivar as apresentações de bandas e fanfarras em todo o litoral paulista.

Outros homenageados foram maestros, regentes, empresas fabricantes de instrumentos musicais, o portal da internet "Planeta Bandas" e o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (Afaban), Luiz Carlos Ferreira de Araújo.

Entre as personalidades homenageadas estavam Márcio Mazzi Moraes, do Pontal "Planeta Bandas"; José Carlos Martinho Ferraz, diretor da Fanfarra Marcial Independente Águias Negras; Aparecido Maurício César, da empresa César Som Instrumentos Musicais; Gilberto Damazzo, que representou o vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior, da Câmara Municipal de São Paulo; Júnior Luiz Villas Boas, da Banda Marcial do Senai Luiz Varga; Arnaldo Ramos de Freitas Neto, da Fanfarra Marcial Independente de Pirassununga (Famip); Luiz Fernando Guilherme, da empresa Jog Instrumentos Musicais; o prefeito municipal de Cordeirópolis, que foi representado pelo maestro Jeremias Caetano; José Carlos Tallarico Júnior, prefeito de Capão Bonito, representado por Gustavo Kurtz; Roberto José Filho, da Banda Marcial Municipal de Santa Cruz da Esperança; Milton Ferreira Fontelas, da Banda Marcial Municipal de Cristais Paulista; Wilson Lucchese Dias, da empresa Odery Drums Instrumentos de Percussão Ltda; o vereador Valmir Rosa, presidente da Câmara Municipal de Serrana; Francisco Bertoncelo Danieleto, prefeito de Bocaina, representado pelo maestro Ronaldo Aparecido Lopes; Graciete Laura Simões, diretora da Fanfarra Estudantil da Escola Municipal Padre José de Anchieta; Lucília de Castro Ferraz, diretora da Banda Marcial da Escola Municipal Mateo Bei; Roberto Guariglia, da empresa Contemporânea Instrumentos Musicais; Roberto Ricci, da RCF Scavone Instrumentos Musicais; Teodoro Chiarantano Pavão, gerente da Carbocloro S.A. Indústrias Químicas; e Luiz Carlos Costa, vereador à Câmara de Cubatão.

Durante as homenagens, a Banda Marcial Santa Isabel apresentou o Hino Nacional e outros números musicais.

alesp