Seminário sobre gestão de pessoas aborda a importância da comunicação no serviço público


15/10/2008 21:03

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Seminário Gestão de pessoas no setor público - Desafios e Experiências<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/SeminaGestao 7Rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O seminário é organizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Assembléia, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/SeminaGestao 8Rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob mediação da diretora do Departamento de Comissões da Assembléia, Tânia Rodrigues Mendes, teve continuidade nesta quarta-feira, 15/10, o seminário "Gestão de pessoas no setor público " Desafios e Experiências", organizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Assembléia, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Nesta tarde, o evento abordou a importância estratégica da comunicação na gestão de pessoas no setor público, palestra ministrada pelo professor Fábio França.

Mestre em comunicação empresarial e relações públicas, o professor ressaltou que a comunicação empresarial deve acompanhar a evolução da sociedade e estar integrada ao mundo global. "A comunicação dirigida ao público, incluindo neste meio o interno e o externo, representa arma poderosa que ajuda a empresa a ampliar e fortalecer sua imagem." Conforme o professor, as empresas, públicas ou privadas, têm ciência da importância da comunicação ágil, transparente e da necessidade de se estabelecer um público alvo.

"Para garantir o sucesso de uma empresa, é preciso estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazos bem definidas e acompanhadas de ações factíveis". Segundo ele, a imagem que a população tem do poder público é negativa devido à deficiência de informações dos seus servidores. "A informação deve ser única, rápida, dirigida a todos os funcionários e ao mesmo tempo".

Ao servidor, declarou o palestrante, cabe fazer com que a máquina administrativa funcione. "Ele é a linha de frente, o responsável pela imagem que a população tem do serviço público e para garantir o bom atendimento o treinamento do servidor é essencial. Sendo assim, as informações devem ser transmitidas com agilidade e segurança", ratificou.



A experiência do Legislativo gaúcho



Luiz Antonio Costa da Silva contou sobre sua experiência à frente do Departamento de Recursos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Segundo ele, quando assumiu a direção do departamento, em 2007, já tinha 31 anos de serviço no Palácio Farroupilha (sede do Poder Legislativo daquele Estado), mas encontrou um grande e novo desafio pela frente. "As pessoas não se falavam na seção, e a comunicação interna é a estratégia para o sucesso de qualquer organização. A comunicação cria integração entre as pessoas, proporciona motivação e satisfação dos funcionários e humanização das relações de trabalho", declarou. Luiz Antonio informou que a meta principal de seu departamento para 2007/2008 era fazer do RH o departamento padrão em eficácia operacional e qualidade no ambiente de trabalho. "Para isso, desenvolvemos ações, como estabelecimento de metas, reuniões de integração, pesquisas de opinião, criação de banco de talentos e também criamos o informativo impresso DRH em pauta. Também foi estabelecido que cada um chega e vai embora de acordo com suas atividades. Desenvolvemos reuniões de integração bimestrais, coordenadas por profissionais com experiência em psicologia organizacional, entre outras iniciativas". Luiz Antonio finalizou sua contribuição citando frase de Joseph Newton: "A comunicação eficiente deve ajudar as pessoas a construir pontes, e não paredes".



Portal do DRH



O diretor de Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Alesp, Carlos Fernando Costa, apresentou o portal digital do DRH, que a partir de hoje poderá ser acessado por todos os funcionários da Casa. Segundo Carlos Fernando, o objetivo do portal é acima de tudo facilitar a comunicação entre a administração e os servidores, minimizando ainda os problemas existentes entre os próprios funcionários. "Visamos a comunicação clara e precisa, tentando entender o que o servidor necessita e tornando transparente o procedimento administrativo do nosso setor. Na página inicial há notícias do que fazemos no dia-a-dia e divulgação da programação do departamento, dando ênfase a atividades não-burocráticas. Queremos nos transformar em um pólo de informações". O diretor destacou que o servidor precisa conhecer o que é desenvolvido no RH, mas também o RH precisa entender e conhecer o funcionário, conhecendo os grupos que compõem a Casa " como aqueles que gostam de cinema, de dança, de música etc, tratando o funcionário como um cidadão em sua plenitude.

Outro serviço que será prestado pelo portal, de acordo com o diretor do DRH, é a informação, por meio de nome e senha, a todo servidor, via on line, de sua vida funcional " como férias, adicionais, licença-prêmio. A intenção é que se crie a cultura de acessar a página para solicitar informações, tornando a prestação de serviços impessoal, portanto igual para todos, possibilitando ainda que se exija o cumprimento dos prazos pelo departamento. "O processo de certificação digital está sendo implantado, e brevemente todos os papéis serão entregues via eletrônica", esclareceu Carlos Fernando. O RH " Interativo, link que possibilitará ao servidor o acesso à sua vida funcional, tirará as dúvidas sobre procedimentos administrativos " pode-se clicar no link SFP (Serviço de Folha de Pagamento) ou SRF ( Serviço de Registro Funcional) para obter informações.

O link Canal Saúde, que poderá ser acessado por meio do portal, possibilitará a comunicação do funcionário com o serviço médico e odontológico, e não apenas por causa de uma dor. "Queremos que haja um serviço de prevenção de doenças e que o servidor nos ajude a pautar este serviço", disse o responsável pelo DRH.

Segundo Carlos Fernando Costa, está sendo desenvolvida a idéia de haver contato on line entre o RH e os servidores, em horários determinados e sobre temas específicos. "Todo o trabalho de implantação do DRH on line tem sido feito com apoio do setor de Informática da Casa, e tudo visando melhorar a relação do servidor com o RH. E só para lembrar: o Departamento de Recursos Humanos é muito mais que um órgão burocrático", finalizou.

alesp