Conferência Internacional dos Direitos Humanos


21/12/2009 17:22

Compartilhar:

Milton Flávio participa da abertura da Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/MILTONFLAVIODIRHUM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Milton Flávio (PSDB) participou na tarde de segunda-feira, 21/12, no Museu Brasileiro de Esculturas (Mube), da abertura da Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos. A conferência comemora o 1º aniversário da iniciativa "Protegendo a Dignidade: uma Agenda para os Direitos Humanos" - criada pelo governo suíço em razão do 60º ano da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em seu discurso, o governador José Serra disse que o evento deveria mesmo ocorrer em São Paulo, a cidade mais brasileira do país, por abrigar brasileiros oriundos de todo o Brasil, e a mais cosmopolita da América Latina, por ter imigrantes de todas as partes do mundo.

O governador também lembrou que o Programa dos Direitos Humanos no Brasil teve início em 1996, com o governador Fernando Henrique Cardoso. "São Paulo também foi o primeiro Estado a abrir os arquivos do Dops e mostrar os dossiês dos mortos e desaparecidos do Brasil, ainda no governo Franco Montoro", disse o governador.

Para elaborar esta agenda foi formado um painel de personalidades brasileiras e internacionais com grande experiência neste tema, entre elas: Paulo Sérgio Pinheiro (Brasil), co-presidente do painel, antigo expert independente do secretário-geral da ONU sobre a violência contra a criança; Manfred Nowak (Áustria), relator Especial da ONU sobre a Tortura; Vitit Muntarbhorn (Tailândia), relator especial da ONU para a Coréia do Norte; Andrew Clapham (Grã-Bretanha), diretor da Academia de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos; e Frédéric Mégret (França), professor de Direito Internacional e Direitos Humanos da Faculdade de Direito McGill, Canadá.



mflavio@al.sp.gov.br

alesp