Saúde e Higiene ouve diretor do Instituto Dante Pazzanese


16/10/2007 20:55

Compartilhar:

Leopoldo Soares Piegas, diretor técnico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente da Fundação Adib Jatene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com saude leopoldo soares piegas05 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Adriano Diogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com saude dep adriano23rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leopoldo Soares Piegas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com saude leopoldo soares piegas10rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Adriano Diogo e Celso Giglio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/com saude deps adriano e giglio03 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), reuniu-se nesta terça-feira, 16/10, para ouvir exposição do diretor técnico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente da Fundação Adib Jatene, Leopoldo Soares Piegas. Segundo o diretor da instituição, no Brasil há falta de financiamento no setor de Saúde. "Mas não somos os únicos. Nos EUA, cerca de 30% da população com mais de 65 anos não dispõe de assistência médica pública. Se nós tivéssemos seguido as recomendações do doutor Adib Jatene poderíamos hoje dispôr de 38 bilhões para o setor. Já que não dispomos desta verba temos de nos concentrar na aprovação da Emenda 29, que vincula parte da verba orçamentária federal à Saúde", declarou. Leopoldo Piegas informou que o Dante Pazzanese funciona com a união de recursos estaduais e federais, sendo que os recursos provindos do Sistema Único de Saúde (SUS) são administrados pela Fundação Adib Jatene.

Constante renovação

"Trabalhamos com equipes médicas de excelente qualidade e com equipamentos modernos; eliminamos as filas por meio da atendimento automatizado, com terceirização da logística das farmácias. Adquirimos um tomógrafo moderno, que evita o incômodo cateterismo. Realizamos mais de 1.300 milhão de exames laboratoriais por ano. Além disso, investimos em cursos de aprimoramento na área de cardiologia e já formamos milhares de residentes. Promovemos conferências, palestras, publicamos artigos e desenvolvemos pesquisas de ponta. Com tudo isto, estamos em constante renovação, pretendendo no próximo ano ampliar nossas instalações para comportar o Hospital de Transplante e um trabalho na área social, abrigando a Casa de Apoio e o Centro de Reabilitação do Adolescente e do Idoso. Para que possamos realizar nosso trabalho precisamos de mais recursos, já que, além dos melhoramentos, nossa demanda sempre cresce, e nem sempre conseguimos atender a todos que nos procuram", disse Leopoldo.



Aprovado convite ao secretário-adjunto da Saúde

O presidente da comissão, em decisão acordada entre os membros presentes à reunião, decidiu que será realizada uma visita ao Dante Pazzanese na terça-feira, 30/10, às 10h, para que sejam conhecidas as instalações da instituição e ouvidas as reivindicações dos seus dirigentes. Os membros da comissão pretendem propor emendas ao Orçamento estadual que destinem verbas ao Dante Pazzanese, assim como ao Hospital das Clínicas, que também será visitado.

Com relação à pauta deliberada na mesma reunião, foi aprovada a realização de audiência pública com a presença do secretário-adjunto da Saúde, Renilson Rehem, para tratar do relatório de Gestão do 2º Trimestre de 2007. Ao ofício " aprovado " de Adriano Diogo propondo a realização da audiência pública em apoio à regulamentação da Emenda 29/2000, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde, do Ministério Público Federal e Estadual, de associações, sindicatos, e outras entidades, foi acrescescido o convite para que também participem da audiência os membros da CPI da Remuneração dos Serviços Médicos-hospitalares.

Ainda na sessão foi aprovado o parecer favorável ao PL 515/2007, do deputado Roberto Morais (PPS), que cria o Programa de Atenção às Pessoas com Doenças Metabólicas Hereditárias.

alesp