Fórum de Desenvolvimento em Sorocaba


05/11/2003 16:55

Compartilhar:

Deputado Luiz Gonzaga Vieira no Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado em Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/gonzagasorocaba5nov.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, órgão da Assembléia Legislativa, de caráter permanente, criado em setembro de 2003, chegou à região Sudoeste do Estado. Na sexta-feira, 31/10, acompanhado do presidente da Alesp, deputado Sidney Beraldo, o deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) participou dos debates realizados no Salão Verde da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Foi a 11ª reunião do Fórum, com o objetivo de reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais, com a realização de audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.

Uma de suas primeiras atividades foi a discussão do Plano Plurianual 2004/2007 e a do novo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Encomendado à Fundação Seade pela Assembléia Legislativa, o IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referentes a cada município do Estado, que deverá servir como indicativo para a implementação de políticas públicas. O Fórum resulta de uma parceria da Assembléia Legislativa com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), da Unicamp.

Gonzaga definiu a ação da Assembléia com inclusiva. "O Legislativo paulista deu um grande salto qualitativo com a implantação desse formato de fórum. Estando em loco, juntamente com representantes políticos e comunitários de cada cidade, o homem público sente de maneira mais clara as necessidades dos municípios", afirma.

Pronunciamento

Durante seu pronunciamento, o deputado lembrou alguns dos investimentos necessários para o progresso da região como a adequação de algumas estradas, inclusive da Marechal Rondon, com licitação prestes a ser iniciada, e em alguns trechos da Raposo Tavares. O parlamentar lembrou, ainda, alguns setores produtivos de destacada importância, em âmbito regional. "Somos importantes produtores e exportadores de confecções infantis e frango, por exemplo. Temos que dar condições para que nossa região consiga estabelecer um desenvolvimento sustentado, que irá gerar emprego, renda e distribuição de renda, facilitando a melhoria nos indicadores sociais e qualidade de vida", explica.

Gonzaga também informou mais uma conquista para a região sudoeste do Estado: a Assembléia de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária, a liberação de mais de US$ 10 milhões para o incentivo ao eco-turismo da região da Mata Atlântica. "Os recursos serão obtidos por meio de empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deverá atender sobretudo o Alto e o Baixo Vale e o Litoral Norte, em especial Ilha Bela".

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp