Comissão de Transportes e Comunicações ouve presidente da Codasp


03/03/2010 18:47

Compartilhar:

Edmir Chedid, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPEdmirChedid03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Araújo e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPEdinhoAraujoeChedid07MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTRANSPDEPSMAU_6646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, 3/3, a Comissão de Transportes e Comunicações ouviu o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Edinho Araújo. De acordo com seu presidente, a Codasp é uma empresa de economia mista ligada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que faz serviços de motomecanização e engenharia agrícola, tais como recuperação e conservação de estradas rurais, construção e reforma de represas e tratamento de esgoto. Seu objetivo é a conservação do solo e da água, favorecendo o agronegócio e promovendo um desenvolvimento sustentável. "Nossos clientes são as secretarias de Administração Penitenciária, de Transportes Metropolitanos, de Justiça " por meio da Fundação Casa -, do Meio Ambiente, e de Agricultura e Abastecimento " por meio do Programa Melhor Caminho, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)", informou Edinho Araújo.



Programa Melhor Caminho



"Nosso carro-chefe é o Programa Melhor Caminho. Através dele já recuperamos mais de 3,5 mil quilômetros de estradas vicinais. Utilizamos cascalho e aproveitamos entulho da construção civil, o que resolve o problema do lixo nas cidades e é uma solução no campo. Além disso, reciclar entulho é ecologicamente correto. Recuperando as estradas vicinais não pavimentadas do Estado, contribuímos para o escoamento da produção agrícola, reduzimos o assoreamento de mananciais, proporcionamos segurança aos ônibus escolares que transitam na região e melhoramos a qualidade de vida do homem do campo", declarou Edinho Araújo. Perguntado pelo presidente da comissão, Edmir Chedid (DEM), sobre os critérios de escolha das cidades e sobre o orçamento da Codasp, Araújo respondeu que no caso da escolha do município a ser beneficiado, o prefeito reivindica ao governador e este resolve qual local será priorizado. Quanto ao orçamento, esclareceu que não existe recurso do governo do Estado para a Codasp. O que há é uma dotação de R$ 82 milhões para a execução do Programa Melhor Caminho, além dos recursos provindos dos contratos com seus clientes, já citados. Segundo ele, as estradas recuperadas pela Codasp servem de exemplos a serem seguidos pelas prefeituras municipais, já que são economicamente viáveis e a empresa pode ceder seus equipamentos para este fim.



Apreciação de pauta



A comissão aprovou o requerimento do deputado Edmir Chedid, que solicita que sejam convidados o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado de São Paulo e a coordenadora da administração e finanças da Unidade Regional de São Paulo da Agência Nacional de Transportes Terrestres para prestar informações à comissão sobre o andamento das obras de concessão da Rodovia Fernão Dias. Foram pedidas vistas de todos os outros itens da pauta.

alesp