Deputado propõe revisão de limite máximo de idade para ingresso no corpo policial


18/04/2007 11:22

Compartilhar:

Deputado Waldir Agnello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Agnello.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Waldir Agnello (PTB) apresentou no final do ano passado a Indicação 2.150/06, que pretende rever os limites de idade para ingresso na Polícia Militar, na graduação de Soldado PM de 2ª Classe.

A iniciativa pretende dar nova redação ao Decreto 41.113/06, que estabelece que o candidato ao cargo deve ter entre 18 e 30 anos na data de inscrição, e propõe a exclusão do limite máximo de idade para ingresso no corpo policial. A indicação espelha-se nas normas que ditam o ingresso na carreira da Polícia Civil, que estabelece a idade mínima de 18 anos mas não uma idade máxima para ingresso na instituição.

Segundo o parlamentar, todos os candidatos à vaga de soldado são submetidos à aplicação da prova de condicionamento físico, de caráter eliminatório, realizada pelo Centro de Capacitação Física e Operacional (CCFO) da Polícia Militar. No seu entendimento, pessoas com mais de 30 anos ainda conservam as condições físicas para cumprir satisfatoriamente esse trabalho, e finaliza: "É necessário equiparar os requisitos para o ingresso nas duas carreiras, para estender também a essas pessoas, no vigor de sua jovialidade, o acesso à oportunidade".

wagnello@al.sp.gov.br

alesp