Deputados prestigiam comemoração alusiva ao Dia da Cavalaria


12/05/2005 10:06

Compartilhar:

Deputados são homenageados na comemoração do Dia da Cavalaria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ubiracavalaria.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Coronel Ubiratan

Na última terça-feira, 10/5, data do aniversário do Marechal Manoel Luis Osório, comemorou-se, no Regimento de Cavalaria 9 de Julho, o Dia da Cavalaria. Os deputados Coronel Ubiratan (PTB), Coronel Edson Ferrarini (PTB), José Bittencourt (PTB) e vários ex-comandantes do Regimento de Cavalaria prestigiaram a solenidade.

O Regimento de Polícia Montada "9 de Julho", criado em 11 de outubro de 1892, é uma das mais tradicionais Unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Na verdade, remonta às origens da própria milícia paulista, pois, quando da criação da Guarda Municipal Permanente, em 15 de dezembro de 1831, pelo brigadeiro Tobias de Aguiar, 30 homens foram designados para composição de uma Seção de Cavalaria. Constitui-se em Órgão Especial de Execução, subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, atuando na preservação e manutenção da ordem pública em todo território estadual, em Operações Especiais Rurais e Urbanas, em controle de tumultos e nas atividades do Fundo Social e Cultural, por intermédio da Banda de Clarins (montada), da Escola de Volteio, do Carroussel, do atendimento em Equoterapia, do Desporto Eqüestre e, principalmente, do Policiamento Ostensivo Preventivo Montado.

Possui, ainda, 11 Destacamentos Montados sediados nas cidades de Avaré, Bauru, Campinas, Guarujá, Itapetininga, Marília, Sorocaba, Rio Claro, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Mauá.

Durante o evento foram agraciados com medalhas de mérito pessoal os policiais que se destacaram em serviço.

Após a solenidade, foi inaugurada a reforma das instalações do Grêmio dos Cabos e Soldados "25 de Agosto".

Na oportunidade foram homenageados, pelo presidente Sd Valdemir Pereira Martins, os deputados Coronel Ubiratan e José Bittencourt, e o cel. res. PM Armando Rafael de Araújo, em cujo comando foram inauguradas as primeiras instalações da entidade.

coronelubiratan@al.sp.gov.br

alesp