Assembléia popular


07/12/2005 17:46

Compartilhar:

Eloísa Mecunhe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Eloisa Mecunhe01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dácio Magalhães de Faria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Dacio Magalhaes03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Leonílson de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jose Leonilson de Oliveira03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sílvio Luiz Del Giudice <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Silvio Luiz Del Giudice01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Edson Araujo03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Guilherme Carvalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Luiz Guilherme Carvalho05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Idiotas de plantão

Depois de lembrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorada no dia 10 de dezembro, Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Esportivo Recreativo Sudeste, criticou a atuação do ministro Nélson Jobim na condução do caso do deputado federal José Dirceu. "O ministro poderia ter reconhecido seu erro, mas preferiu chamar a todos de idiotas e se esqueceu de que são os idiotas que pagam seus salários", refletiu.

Segurança Pública

Segundo a presidente da Ong Cidadania e Segurança para Todos, Maria Lima Matos, 95% das pessoas sepultadas no cemitério São Luís, na zona Sul de São Paulo, são pessoas que foram assassinadas. "Precisamos de um policiamento preventivo e ostensivo nas ruas", exigiu.

Educação

"Há muitas crianças nas ruas pedindo esmolas, a educação está um caos, mas já estão pensando nas eleições do próximo ano. Estamos precisando de uma séria mudança e ela só vira pela educação", asseverou Tcharles Santos Ferreira, vice-presidente da População em Situação de Rua.

Albergues deploráveis

Robson César Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, falou das péssimas condições em que se encontram alguns albergues da cidade. "No Albergue Cirineu, em frente à Câmara Municipal, as pessoas dormem em péssimas condições, junto com ratos e pulgas", denunciou, advertindo que falta fiscalização nesses lugares.

Política inclusiva

Uma política inclusiva foi o pedido do militante do PSB, Sílvio Luiz Del Giudice. "A única forma de incluir o ser humano é produzir leis que ponham fim à política da exclusão, produzindo mais cultura, mais arte, mais educação, em todos os setores da sociedade: empresas, sindicatos, escolas, organizações religiosas e nas famílias", falou.

Desrespeito ao ECA

O desrespeito de autoridades do Poder Judiciário ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) foi denunciado pela assistente social da associação A Tenda de Cristo, Eloísa Mecunhe. Ela falou do caso de cinco irmãos, com idade entre 3 e 12 anos, abrigados pela associação por dois anos e que estão sendo adotados por italianos. "Essas crianças têm o direito de ser ouvidas, mas o processo está correndo no Fórum de Tatuapé sem nenhuma transparência e eles correm o risco de serem levados para fora do país sem consentimento próprio", denunciou.

Polícia nas escolas

"Não queremos polícia dentro das escolas, mas somente em seu entorno", falou Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos. Segundo ela, a polícia dentro da escola só serve para defender professores e diretores. "Nossos filhos não são bandidos para serem tratados dessa maneira", arrematou.

CPI da Febem

A autorização judicial para a abertura da CPI da Febem na Assembléia paulista foi o pedido feito por José Roberto Alves Silva, da Comunidade de Olho na Escola Pública. Para ele, e instituição precisa ser investiga e nenhum prefeito deve aceitar a abertura de unidade da Febem em seu município.

Parlamento Jovem

A falta de articulação dos participantes do último Parlamento Jovem, que aconteceu em novembro na Assembléia Legislativa, foi o tema proposto por Anderson Cruz, do Instituto Pau Brasil. "Não se discutiu qualidade de ensino nem a atuação do professor da sala de aula", reclamou.

Água e esgoto

A falta de abastecimento de água e esgoto no distrito de Engenheiro Marsilac foi tratada por José Leonílson de Oliveira, do Conselho Comunitário Negros do Sol. Segundo ele, a Sabesp já furou um poço no local, mas o projeto está parado na Secretaria do Meio Ambiente por questões políticas."A água brota do seu solo, mas não pode abastecer a própria comunidade de Marsilac", reclamou.

Fechamento de escola

O estudante Luiz Guilherme Carvalho veio à Assembléia reclamar da falta de professores e inspetores de alunos na Escola Estadual Professor Victor Oliva, localizada em Pinheiros, e que, segundo ele, corre o risco de ser fechada.

Transporte

Depois de falar do transbordamento do rio Pinheiros sobre a Marginal, o advogado Edson Araújo falou da diminuição da frota de ônibus que acabou ocasionando a morte de usuário que caiu do veículo devido à superlotação do coletivo. Ele reclamou também das novas regras para o carregamento do Bilhete Único. Para ele, "o pobre vai acabar perdendo o benefício".

Transporte 1

A não-ligação de linhas de ônibus ao metrô Capão Redondo na região de Fazenda Vitória, Despézio, São Lourenço e Itapecerica da Serra foi motivo da queixa de Dácio Magalhães de Faria. "Os usuários não têm condições de tomar ônibus no período de 7 às 9h e de 16 às 19h. O transporte operado pela Viação Soamim é caótico", denunciou.

Transporte 2

Também Mérice Andrade de Quadros, da associação Embu Guaçu em Ação, reclamou do secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, que prometeu ativar a linha Embu Guaçu ao Metrô Capão Redondo e não cumpriu a palavra empenhada. Ela reivindicou ainda um hospital e uma universidade para a região de Parelheiros.

alesp