Noite de autógrafos de livro sobre Bartholomeu de Gusmão


27/01/2010 17:26

Compartilhar:

Maria Lúcia Prandi e Clotilde Paul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/PRANDICLOTILDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento do livro Bartholomeu Lourenço de Gusmão, um gênio além de seu tempo, da professora e historiadora santista Clotilde Paul, foi um sucesso. Dezenas de pessoas prestigiaram a noite de autógrafos, realizada na última sexta-feira,22/1, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. A obra tem prefácio da deputada estadual e também professora de história, Maria Lúcia Prandi (PT).

"Para mim, é uma honra contribuir para a concretização desse livro, que joga nova luz sobre um dos mais importantes personagens da história de Santos, mas que é pouco conhecido da maioria das pessoas, que somente recordam dele por ser nome de parte da avenida da praia", afirmou a parlamentar, ressaltando o respeito pela trajetória de Clotilde Paul, que foi sua professora na Faculdade História da UniSantos.

Segundo a autora do livro, a parceria com a deputada Prandi foi fundamental para a publicação da obra. "É uma lição de cidadania, de apoio à educação e respeito à memória. Vamos levar às escolas da região uma ferramenta para que professores e estudantes conheçam mais da vida do homem brilhante, que foi Bartholomeu Lourenço de Gusmão", destacou Clotilde Paul, informando que o livro será distribuído gratuitamente às bibliotecas das unidades de ensino.

Presente ao evento, o presidente da Fundação Benedicto Calixto, Geraldo César Pierotti, afirmou que era um honra receber naquele casarão o lançamento de uma obra tão significativa para a perpetuação da memória de um santista, que ganhou o mundo. "A Pinacoteca é um espaço de todos nós e está sempre aberta às manifestações de cunho cultural e preservação da história".



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp