Livro revela o significado dos 645 nomes de municípios paulistas

Lançamento foi realizado durante o 48.º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão
24/03/2004 20:38

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Capa do livro "A Origem dos Nomes dos Municípios" Clique para ver a imagem ">

Da redação

Anhumas, Bertioga, Buri, Caiubi, Cajuru, Embu, Ipauçu, Jaci, Motuca, Ocauçu, Piracaia, Taiaçu, Tipiraí. Expressões indígenas, nomes de santos e de personalidades foram tradicionalmente incorporados como opções para nomear grande parte das cidades paulistas. O significado dos nomes dos 645 municípios do Estado de São Paulo podem agora ser conhecidos por meio do livro "A Origem dos Nomes dos Municípios", editado pela Imprensa Oficial do Estado e Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam). O lançamento da obra aconteceu na noite desta quarta-feira, 23/3, durante o 48.º Congresso Estadual de Municípios, no Arts&Convention Center, em Campos do Jordão, com a participação de centenas de prefeitos e vereadores de cidades paulistas.

A publicação foi coordenada pelo jornalista Enio Squeff e Helder Perri Ferreira foi consultor para línguas tupi-guarani. Com mais de 10 mil palavras em tupi-guarani, o livro de 312 páginas está organizado em verbetes dispostos em ordem alfabética.

Durante quatro anos e meio os autores consultaram dezenas de dicionários, autoridades em língua, moradores antigos e muitos documentos cobertos pelo pó dos arquivos para concluir a obra. Entre os problemas encontrados pelos pesquisadores, a definição da grafia dos nomes de alguns municípios, com divergências em documentos oficiais do Estado, da federação e até mesmo das próprias prefeituras. A solução foi seguir a orientação da Academia Brasileira de Letras e as indicações da Enciclopédia Mirador, do filólogo Antônio Houaiss. Em alguns casos, os autores aceitaram nomes grafados com erros, mas autenticados pelo uso, pelo orgulho. Eles perceberam que as cidades e seus moradores assumem as suas origens e têm orgulho delas.

O governador Geraldo Alckmin, os secretários Arnaldo Madeira (Casa Civil) e Andrea Calabi (Economia e Planejamento) assinam os textos de apresentação do livro, que pode ser encontrado nas livrarias ou adquirido pelo site da Imprensa Oficial www.imprensaoficial.com.br/livraria ou do Cepam www.cepam.sp.gov.br .

alesp