Posse do Conselho Estadual para assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência


29/03/2007 20:20

Compartilhar:

Cerimônia de posse do Conselho Estadual para assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CELIA LEAO CEAPPD.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Militante ativa na luta pelos direitos das pessoas com deficiência desde os 19 anos, quando ficou paraplégica devido a um acidente de carro, Célia Leão (PSDB), deputada estadual mais votada da região metropolitana de Campinas, participou da cerimônia de posse do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD), no Palácio dos Bandeirantes.

O convite para participar da cerimônia foi feito especialmente pelo governador José Serra, ato que firma a importância do trabalho realizado pela deputada em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Durante os quatro anos de mandato, Célia Leão criou diversos projetos de lei, alguns aprovados, beneficiando as pessoas com deficiência, como: a do passe-livre no sistema de transporte coletivo intermunicipal para pessoas portadoras de deficiência; e a da acessibilidade, que determina a adaptação das vias públicas, edifícios, mobiliários e banheiros de uso público para acesso de portadores de deficiência.

Na posse do CEAPPD, o governador do Estado, José Serra, afirmou que o desenvolvimento de políticas e ações sociais voltadas para as pessoas com deficiência é uma preocupação crescente do Estado. Ele citou, como exemplo, o aumento no número de alunos com necessidades especiais atendidos pela Secretaria da Educação. No ano passado foram 20 mil alunos; neste ano já são 32,2 mil. "Eu me sinto honrada em participar de um ato importante como este. Com certeza, é uma grande vitória para todos nós, portadores de deficiência. Mas quero frisar que o trabalho de minha equipe será diário para que este número seja ainda maior", completa a deputada Célia Leão.



Histórico

O CEAPPD foi criado em 1984 e está vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Governo de São Paulo. É um órgão consultivo, autônomo, com a responsabilidade de assessorar o governo nas questões da pessoa portadora de deficiência. É composto por 50 conselheiros (30 da sociedade civil e 20 da área governamental).

Também articiparam do evento Edilberto Friedrich Rehse, membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência; Mara Gabrille, vereadora da cidade de São Paulo; e Maria Inês Francisco, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência.

cleao@al.sp.gov.br

alesp