Estado apresenta maquete da ponte Santos-Guarujá


10/03/2010 18:01

Compartilhar:

Luciano Batista observa maquete da ponte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/LUCIANOBATISTAPONTESANTOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luciano Batista (PSB) acompanhou o governador José Serra, no dia 9/3, na Ponta da Praia, em Santos, na apresentação da maquete da futura ponte entre Santos e Guarujá.

O complexo de 4,6 quilômetros, sendo um quilômetro de ponte estaiada, irá beneficiar não só os motoristas que passam todo dia pela balsa, mas também mais de um milhão de pessoas que vivem em Santos, São Vicente e Guarujá.

"A travessia de balsas chega a receber 30 mil veículos por dia na temporada", lembra o deputado. "Com esse investimento, o Estado vai acabar com um dos maiores gargalos do transporte na Baixada Santista".

A ligação seca entre Santos e Guarujá irá substituir de vez a travessia de veículos pela balsa, facilitando a vida dos motoristas que trafegam entre as duas cidades diariamente. A ponte vai garantir mais segurança na navegação, em razão da redução do fluxo de balsas, o aumento da segurança e o conforto na travessia, incluindo o transporte coletivo mais rápido entre as duas cidades.

Com custo estimado de R$ 700 milhões, as obras terão duração prevista de 30 meses, após a assinatura do contrato. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, num total de 4,8 quilômetros de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado.

"Além de arcar com todo o custo da obra, o Estado não fará cobrança de pedágios na travessia pela ponte. Será uma grande obra de transporte, com um efeito paisagístico enorme, pela beleza do projeto apresentado", completou o deputado.

Para atender as necessidades do porto, a altura da ponte será de 80 metros, com declividade máxima de 6%. Do lado de Santos, o acesso à ponte será pela avenida Mário Covas, próximo à avenida Cel. Joaquim Montenegro. No Guarujá, será na avenida Santos Dumont, próximo ao rio Santo Amaro.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp