NAI de Americana é modelo para o Estado


02/06/2005 15:54

Compartilhar:

Deputado Coronel Ubiratan esteve na cidade de Americana para conhecer o trabalho do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ubira americana.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última segunda-feira, 30/5, o deputado Coronel Ubiratan (PTB) esteve na cidade de Americana para conhecer o trabalho do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O NAI é a concretização do Art. 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Pública e Assistência Social, para efeito de agilização do atendimento inicial ao adolescente que cometeu ato infracional.

Todo o enfoque do trabalho realizado pela entidade está direcionado à pessoa do adolescente e não simplesmente ao ato infracional por ele cometido. Após os procedimentos policiais que acontecem na delegacia ou na sala da Segurança Pública, no próprio Núcleo, o adolescente é atendido, juntamente com os seus pais ou responsáveis, por assistente social.

O núcleo de Americana é o segundo no Estado, o primeiro funciona há alguns anos em São Carlos, com resultados animadores. "O NAIA é um importante instrumento para oferecer oportunidades aos nossos jovens e conta com o seu apoio para levá-las a um número cada vez maior de pessoas", diz Ubiratan.

O deputado considera o Naia um modelo a ser seguido por todas as cidades do Estado. "O modelo da Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor) não recupera os jovens infratores. O Naia, pelo que vi, tem todas as condições de recuperar. Só o fato de ter um tratamento diferenciado da instituição, conhecer um por um, saber seu nome, sua infração e ter a família por perto já é um fator importante. Meu objetivo é divulgar em cada cidade deste Estado o trabalho desse tipo de núcleo", completou ele.



coronelubiratan@al.sp.gov.br

alesp