Embaixador da Malásia visita o Parlamento paulista


09/11/2006 18:40

Compartilhar:

Bandeira da Malásia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/malasia bandeira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dato Ismail Mustapha, embaixador da Malásia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/embaixador02-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mapa da malásia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/malasia mapa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dato Ismail Mustapha e Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EmbMalasia01-beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Kuala Lumpur, capital da Malásia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Malasia kuala lumpur.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia, recebeu nesta quinta-feira, 9/11, o embaixador da Malásia, Dato Ismail Mustapha. Recepcionado no Hall Monumental, o embaixador foi saudado pela banda do Polícia Militar com a execução dos hinos da Malásia e brasileiro. Ao término da apresentação, o presidente convidou o embaixador ao Salão Nobre.

Rodrigo Garcia afirmou ao embaixador que considera uma alegria recebê-lo em nome de 40 milhões de paulistas que são representados no Parlamento por 94 deputados. O embaixador agradeceu dizendo que a Malásia e o Brasil dividem sentimentos semelhantes de democracia, considerando a visita de relevante importância para as relações com seu país. São Paulo foi o Estado escolhido para a sua primeira visita oficial fora de Brasília.

O presidente apresentou ao embaixador números no Estado de São Paulo relativos à indústria automobilística, tecnológica e agropecuária, ressaltando a importância da produção de cana-de-açúcar, látex, algodão e laranja, produtos de exportação.

Dato Ismail ficou impressionado com o potencial do Estado e do porto de Santos, que havia visitado na tarde de ontem. Quanto às eleições, disse que se surpreendeu com a calma dos eleitores, os debates e a rapidez do processo eleitoral. "Gostaria de congratular-me com o povo brasileiro pelo procedimento nas eleições e o exemplo de maturidade e seriedade que ofereceram ao mundo".

Rodrigo Garcia agradeceu a visita e colocou-se à disposição para trabalhar em prol do fortalecimento das relações entre Malásia, Brasil e São Paulo.

A Malásia é um país do sudoeste asiático com dois territórios distintos, cuja capital é Kuala Lumpur. Ao sul fica a península da Malásia e ao norte a ilha de Bornéu. Suas fronteiras marítimas são Tailândia, Indonésia, Brunei e Filipinas.

Durante os séculos 18 e 19 foi colônia do Reino Unido. Em 1948, os britânicos formaram a Federação Malaia, que passou a ser independente em 1957.

O país é conhecido por ser um dos maiores produtores de borracha, madeira, óleo de palma e pimenta. Entretanto, no início dos anos 70, o governo optou por seguir os mesmos passos dos Tigres Asiáticos. Atualmente, a Malásia tem na indústria sua principal atividade econômica, porém o cultivo da borracha ainda é primordial.

A Malásia integra a Asia Pacific Cooperation, bloco econômico que tem como objetivo transformar o Pacífico em área de livre comércio.

alesp