Sessão solene comemora o Dia da Comunidade Italiana


02/06/2008 21:48

Compartilhar:

Comunidade italiana <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/SOL ITALIA PUBL 713ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora o Dia da Comunidade Italiana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/SOL ITALIA MESA 707ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comunidade italiana lota plenário e galerias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/SOL ITALIA GERAL 727ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Vitor Sapienza (PPS) foi comemorado nesta segunda-feira, 2/6, o Dia da Comunidade Italiana. No evento, foi entregue o "Prêmio Loba Romana", criado como "reconhecimento que a Assembléia Legislativa presta àqueles que, com seu esforço, contribuíram para o estreitamento dos laços que unem os povos italiano e brasileiro", declarou Sapienza na abertura do evento. O deputado falou ainda do orgulho que sente em ver crescendo, a cada ano, o apoio ao Dia da Comunidade Italiana, que completa com esta edição, 21 anos de existência.

Após a execução dos hinos italiano e brasileiro, o senhor Carlos Ladeia apresentou os agraciados, lendo um breve currículo de cada um deles e apresentando-os à platéia, que lotou o plenário e as galerias.

Receberam a homenagem os senhores Aldo Morelli, Ângelo Salton, Antônio Fazzani Bina, Carlos Roberto Seicentos, Domenico de Luca, Fábio Botto, Fúlvio Julião Biazzi, João Edison Deméo, José Armando Mangione, Luigi Turrini, Luiz Antônio Grieco, Maurizio Matrone, Orpheu Gaspar Pugia, Palmiro Menucci, Paulo Giovanni Farinelli, Paulo Sérgio Zoppi, Rita Guarino, Roberta Capellano e Silvio Maria Casanova. Em nome dos agraciados, o senhor Fábio Botto agradeceu a homenagem e exaltou a importância do prêmio como um incentivo às ações dos homenageados.

Também falou da importância do prêmio a cônsul da Itália, Lucia Pattarino, que declarou ser esta homenagem criada pelo deputado Sapienza, "a mais importante prestada aos cidadãos italianos no Brasil". A cônsul agradeceu, ainda, na figura do deputado, ao presidente da Assembléia, Vaz de Lima, e declarou já sentir a Assembléia como sendo a sua casa, por ter recebido, em curto espaço de tempo, duas homenagens voltadas ao povo italiano. Vitor Sapienza encerrou a cerimônia convidando os presentes para coquetel no Hall Monumental da Assembléia.

alesp