Região Central debate Orçamento 2012

Audiências Públicas do Orçamento 2012 - São Carlos
06/09/2011 21:46

Compartilhar:

Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSDonisete BragaZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marquinho Amaral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSMarquinhoAmaralvereadorZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosoé  Donato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSRosoeDonatoZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Perugini, Lineu Navarro, Mauro Bragato, Osvaldo Borba e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSMesa2ZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Araci Dias Mendes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSAraciDiasMendesZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Perugini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSAnaPerugineZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Jose Zacaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSMariaJoseZacaroZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professores aposentados acompanham audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSPublicoZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSSimaoPedroZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lineu Navarro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSLineuNavarrovereadorZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara de São Carlos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOSPredioZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudio Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SAOCARLOS             vereadorZE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Recuperação de vias urbanas foi reivindicação comum a diversas cidades



A Região Central do Estado debateu nesta segunda-feira, 5/9, na Câmara de São Carlos, o Orçamento 2012, com o intuito de apresentar à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) sugestões de emendas ao projeto de lei orçamentária que definam as prioridades da região, que inclui também a Região de Governo de Araraquara.

O presidente da CFOP, Mauro Bragato (PSDB), fez um breve relato das atividades da comissão ao longo das audiências públicas realizadas desde o dia 19/8 deste ano. Bragato ressaltou que a CFOP realiza esse tipo de audiência há seis anos e que a iniciativa já surtiu resultados positivos.

Prefeito de São Carlos, Oswaldo Duarte Filho apresentou como pleito para a cidade e a região a implementação de um programa de recuperação de vias públicas. Segundo o prefeito, ele foi informado pelo próprio governador que os recursos para essa finalidade poderiam ser liberados por meio de emendas de autoria parlamentar.

Vereador Lineu Navarro, presidente da CFO da Câmara de São Carlos, disse que apesar de a sua região não ter sido contemplada com recursos advindos das audiências sobre o Orçamento, é importante a persistência da comissão em fazer audiências, pois cresce a conscientização de que o Orçamento deva ser regionalizado. Escolas de segundo grau, moradias da CDHU, unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (prometido há seis anos), verbas para santa casa, unidade da Fatec (promessa de 1988) e internacionalização do aeroporto, entre outros, foram os pleitos de seu colega de Câmara, Equimarcilias Freire.

Albino Trindade, da Associação de Moradores de Água Vermelha, bairro rural de São Carlos, pediu a substituição de uma balsa por uma ponte, que liga o distrito de Santa Eudóxia ao município de Luiz Antonio. Seu pedido foi reforçado pelo secretário municipal de Planejamento de São Carlos, Rosoé Donato, que ainda pleiteou ampliação da pista do aeroporto de São Carlos.

Ana Perugini (PT)integra a CFOP e afirmou que, apesar do veto do governador a item da LDO 2012 que previa a regionalização do Orçamento 2012, é fundamental que sejam feitas as audiências públicas de forma a assinalar as necessidades de cada região.

Tendo participado das reuniões anteriores sobre o Orçamento 2012, Donisete Braga (PT) coordena a Frente de Enfrentamento ao Crack e tem feito um levantamento em todo o Estado sobre as políticas de combate ao crack. Os dados serão divulgados,no dia 21/9, na Assembleia Legislativa. De 26 cidades, 15 municípios da região de São Carlos responderam a questionário que apontou que 46% dos usuários são dependentes de crack, a droga mais consumida na região.

A principal lei anual estadual " o Orçamento " este ano apresentará arrecadação de cerca de R$ 150 bilhões, afirmou Simão Pedro (PT), também membro da CFOP. O Orçamento Participativo não é exclusividade de governos do PT, é iniciativa de governos modernos e, como exemplo disso, o deputado citou Minas Gerais.

Metade do público presente era composto por representantes da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp). As reivindicações desse segmento têm sido recorrentes nas edições de audiências públicas sobre orçamentos estaduais. São elas: pagamento de precatórios, aprovação de PLC que corrige distorções na LC 836, que gerou muitas perdas aos professores aposentados,

Já para o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) prosseguir seu trabalho de regularização de terras, são necessários insumos para equipamentos e funcionários técnicos, segundo Afonso Amaral.



Região Central



Para Araraquara foi solicitada a construção de salas de aula em diferentes escolas, bem como um anfiteatro no bairro de Belfort Roxo e dois ginásios de esporte (em escolas localizadas no bairro do Cecap de Araraquara e na cidade de Américo Brasiliense), com a ressalva de que já existe o espaço físico para tal. Salas de aula para o município de Matão também foram reivindicadas. Ainda para Araraquara foram feitos os seguintes pedidos: miniterminais de transporte urbano, centro de referência ao portador de paralisia cerebral e duplicação de duas vicinais " Nelson Barbieri e José Barbieri Neto.

Vereador de Gavião Peixoto, Cláudio Barbosa afirmou que sua cidade e a de Nova Europa, entre outras da Região Central, estão esquecidas pelo governo do Estado, que acabou de cancelar a construção de uma estação de tratamento de esgoto em Gavião Peixoto. A cidade também precisa de um anel viário, pois serve de rota para municípios como Ibitinga e Taquaritinga. Segundo o vereador, também falta policiamento nas cidades pequenas da região.

alesp