Deputada-jovem elege-se para seu terceiro mandato


31/10/2003 19:54

Compartilhar:

Estudante Kellen da Silva Ramos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/KELLEN RAMOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Kellen da Silva Ramos, de 15 anos, comemora a reeleição para o terceiro mandato consecutivo no Parlamento Jovem. Seu projeto, escolhido por unanimidade para representar a Escola Estadual do municpípio de João Ramalho, no sudeste do Estado, garantiu à jovem estudante o mandato em 2003.

Kellen propõe a inclusão da disciplina técnicas agrícolas no currículo do ensino fundamental do Estado de São Paulo, uma forma de destacar uma das principais atividades econômicas do país, com produtos presentes no dia-a-dia de todo brasileiro. "Meu projeto trata de assunto de grande importância. Ele pretende levar aos alunos do ensino fundamental do Estado conhecimentos sobre a origem da maioria dos alimentos que consomem. Muitos jovens, principalmente das grandes cidades, não sabem como se produz arroz, feijão, frutas e hortaliças, com os quais só têm contato nos supermercados, já prontos para ser consumidos", justifica a deputada jovem.

Ela acrescenta que considera muito importante para a formação do aluno, além do ensino das disciplinas tradicionais, ter aprendizado prático de matérias referentes às principais atividades econômicas brasileiras.

Novas experiências

Ver de perto o funcionamento da Assembléia Legislativa, conhecer deputados estaduais, saber da rotina do trabalho dos parlamentares, além de estabelecer contato com estudantes dos mais variados locais do Estado - esses são alguns dos pontos destacados por Kellen como resultantes de sua participação no Parlamento Jovem. "Fiquei mais conhecida em minha escola, onde passei a ser elogiada pelos professores e até pelo delegado regional de ensino. E fico muito feliz porque minha família ficou orgulhosa de mim", comemora a jovem.

"Antes de participar do Parlamento Jovem, não dava muita importância para a política, mas hoje em dia sei o quanto ela é importante. A política é um instrumento que rege praticamente todas as atividades do país, dos estados e municípios", afirma.

Como presidente do grêmio estudantil de sua escola, Kellen sempre participa de atividades sociais, como a Campanha do Agasalho. Está presente também como voluntária no programa Escola da Família, organiza gincanas, além de ser monitora, junto com uma equipe de colegas e de um professor, do curso de informática para alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

O pai, Sebastião da Silva Ramos, é seu grande parceiro nas discussões políticas em casa, declara a estudante. Kellen gosta de conversar com ele sobre o momento político atual, as eleições municipais e os problemas sociais que João Ramalho enfrenta - para o mais grave deles, o desemprego, Kellen aponta como saída "a criação de incentivos para a instalação de novas indústrias". Ela declara que "o Brasil está passando por um momento de transformação política e acredito que o novo presidente está no caminho correto".

alesp