Projeto ambiental de Mairinque receberá recursos em dois meses


26/08/2009 11:13

Compartilhar:

Hamilton Pereira em reunião sobre projeto ambiental para Mairinque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/HAMILTONMAIRINQUE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente prometeu para dois meses a liberação de R$ 40 mil reais, garantidos através de emenda do deputado Hamilton Pereira (PT), para financiar um projeto ambiental a ser desenvolvido pela Associação de Psicultores de Itupararanga (APRI). Essa definição foi confirmada na última sexta-feira, 21/8, em reunião de trabalho com técnicos daquela Secretaria, da qual também participou a vereadora de Mairinque, Idéia Maria de Souza.

Segundo o coordenador da APRI, Alceno Carlos de Souza Lobo, o objetivo é conscientizar a população do bairro Sebrandilha, em Mairinque, sobre a importância da recolocação da mata ciliar para a preservação dos afluentes da represa de Ituparanga. A iniciativa prevê ainda a formação de um viveiro de mudas nativas e o plantio dessas mudas pela própria comunidade, que também ficará responsável pela manutenção da plantação.

Além da preservação daquela mata, o programa também prevê a implantação de tanques-rede para cultivo de peixes nativos da região. "Aquela população vive num local de recursos hídricos abundantes, onde, porém, não há peixe", salientou Alceno.

Para Hamilton Pereira, autor da Lei 11.579/2003, que garantiu condições para a preservação dos recursos hídricos da represa, é recompensador acompanhar esses avanços.

"A luta para preservação dos recursos de Itupararanga é muito grande e precisa envolver o maior número possível de atores sociais para que tenha um resultado vitorioso", salientou Hamilton. "Por isso, ver essa iniciativa começar a sair do papel é muito gratificante, principalmente, por estar envolvendo pessoas que vivem muito próximas da realidade local", completou.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp