A história do Legislativo registrada em imagens


30/03/2005 18:16

Compartilhar:

A imagem aqui reproduzida, feita no início dos anos 1950, mostra a Praça Padre Miguel, em Itu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ituimagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os documentos históricos preservados sob responsabilidade da Divisão de Acervo Histórico está um fundo especial: o dos negativos fotográficos.

Em setembro de 1953 foi criado na estrutura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o setor de Fotomicrografia, o qual abrigava o corpo de fotógrafos que já existia há algum tempo. Estes profissionais tinham como função registrar as atividades do Legislativo Paulista. Desde então, posteriormente incorporado à Divisão de Imprensa e transformado em um serviço especificamente voltado à fotografia, uma infinidade de eventos e visitantes, além do registro do seu cotidiano, foi documentada. Em 1996 a Divisão de Acervo Histórico passou a custodiar 91 mil imagens, que cobrem o período que vai do início das atividades dos fotógrafos até 1992. Este conjunto de imagens foi digitalizado e encontra-se disponível para consulta.

Embora grande parte deste acervo fotográfico registre as atividades realizadas no interior do "Palácio 9 de Julho", a sede do Legislativo Paulista, por vezes encontram-se imagens que foram feitas por ocasião de atividades externas do Poder Legislativo.

A imagem aqui reproduzida, feita no início dos anos 1950, mostra a Praça Padre Miguel, em Itu.

No lado direito da Praça vemos a Igreja Nossa Senhora da Candelária, cuja primeira edificação, de 1669, erguia-se no centro pouco mais ou menos da praça atual. Serviu, antes dessa, de primitiva Matriz Capelinha edificada por Domingos Fernandes. A atual igreja Matriz foi edificada por padre João Leite Ferraz. Em 1780, sendo então vigário colado da Paróquia de Itu o padre José do Rego Castanho, foi solenemente inaugurada a Matriz de Itu. Dentre as inúmeras obras em seu interior destacam-se as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Miguel. Na sacristia encontram-se dois quadros de Almeida Júnior "Cristo no Horto" e "Santo Elias". Do final do século XVIII encontram-se, na pintura no forro e nas paredes laterais, obras dos pintores Silva Manso e Padre Jesuíno de Monte Carmelo. Em 1887, foi reformada sua fachada em estilo colonial.

Todavia, o mais interessante desta imagem seja o casario na Praça, no centro e à esquerda da foto, que hoje praticamente não mais existe na forma registrada pelo fotógrafo da Assembléia Legislativa.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, das segundas às sextas-feiras.

Acervo@al.sp.gov.br

alesp