Caça-Esgoto vai garantir praias limpas em Bertioga o ano todo


25/08/2009 10:19

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Manoel Alvarez se reuniram com Xico Graziano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PAULOALEXBERTIOGA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma "operação de guerra" foi iniciada para garantir 100% de balneabilidade às praias da região central de Bertioga. Batizado de Operação Caça-Esgoto, o programa será desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Um dos objetivos é identificar as residências que ainda não estão conectadas à rede coletora de esgoto e promover a sua integração ao sistema.

Na terça-feira, 18/8, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Prieto Alvarez, se reuniram com o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, para acertar a participação do governo do Estado no programa. Após o encontro, o parlamentar confirmou que os recursos serão repassados ao município mediante convênio.

"De imediato, o secretário Graziano manifestou total apoio à iniciativa do prefeito Mauro Orlandini. É só a prefeitura encaminhar o projeto para o convênio ser assinado", disse Paulo Alexandre. Atualmente, 18 quilômetros de praias de Bertioga são atendidos pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto.

O programa Onda Limpa também ajudará na balneabilidade das praias de todo o litoral paulista, com investimento de R$ 1,47 bilhão. Em Bertioga, serão realizados 54 quilômetros de redes coletoras e coletoras-tronco, além da construção de estações elevatórias e de tratamento de esgoto. Após o término das obras, previsto para 2012, os índices de atendimento com rede de esgotos passarão de 62% para 95% na Baixada Santista e de 30% para 85% no litoral norte. Em Bertioga, o índice atual é de apenas 38%.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp