Saúde e Higiene quer discutir gerenciamento da gripe suína no Estado


04/08/2009 20:54

Compartilhar:

Reunião da Saúde e Higiene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMSAUDEDEPSMAU_5344.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Figueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMSAUDEFAFIMAU_5354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Fausto Figueira (PT), a Comissão de Saúde e Higiene realizou nesta terça-feira, 4/8, a 5º reunião ordinária para deliberação de pauta. O presidente Fausto Figueira propôs que o mais rápido possível, para que a comissão não fique a reboque dos fatos, o secretário da Saúde do Estado, Luiz Roberto Barradas Barata, seja convidado, juntamente com técnicos, para informarem à comissão de que maneira vem sendo feito o gerenciamento da epidemia de gripe suína no Estado de São Paulo. Com anuência de todos os membros, ficou decidido contato com a secretaria para marcar a data.

A comissão aprovou o parecer favorável ao Projeto de lei 287/2008, de autoria do deputado Gilmaci Santos (PRB), que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar nas unidades de saúde pública do Estado a vacina contra o papilomavírus humano - HPV. Quanto ao teor desse projeto, o deputado Pedro Tobias (PSDB), comentou que a dose dessa vacina custa R$ 800, e que são necessárias três doses para a imunização contra essa doença, transmitida sexualmente entre as jovens que não possuem bom senso para fazer sexo seguro, o que as colocaria a salvo da contaminação. Comentou ainda que a disponibilização é muito onerosa ao Estado, sendo que existem outras doenças, mais graves, precisam de investimento do governo.

Outro projeto com parecer aprovado foi o PL 675/2008, de autoria do deputado Luis Carlos Gondim (PPS),que institui a "Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme". Quatro requerimentos foram aprovados: do deputado João Barbosa (DEM), convidando a dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro para se pronunciar sobre as necessidades do Centro de Transplantes do Hospital das Clínicas; dois do deputado Luis Carlos Gondim (PPS),solicitando à Associação Paulista de Pediatria e à Associação Paulista de Medicina informações acerca das carências de médicos pediatras no mercado de trabalho e outro ao secretário da Saúde solicitando informações sobre a desativação do ambulatório de saúde mental de Mogi das Cruzes; e do deputado Raul Marcelo (PSOL), pedindo a formação de uma comissão para acompanhar "in loco" as denúncias de desativação de 34 leitos no Hospital Regional do Vale do Paraíba.

alesp