Deputada jovem defende uso de cisternas nas escolas


29/10/2009 18:08

Compartilhar:

Mauro Bragato e Nataly Figueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/BRAGATOCISTERNAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato (PSDB) se encontrou, nesta semana, em João Ramalho, com Nataly Cardoso Figueira - de 15 anos de idade, eleita recentemente para o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa.

Nataly é aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de João Ramalho e disputou uma das 94 vagas do Parlamento Jovem em todo o Estado pelo Partido da Natureza. O projeto apresentado pela estudante defende o uso racional da água com a instalação de cisternas nas escolas estaduais.

"A água é um recurso vital e temos que nos conscientizar disso", disse a estudante que recebeu o apoio dos professores e pais para elaborar o projeto.

As cisternas são reservatórios que armazenam água das chuvas e que pode ser reutilizada de várias formas, na limpeza de um prédio escolar, nos banheiros ou para o consumo. Segundo o projeto, caberá ao Estado realizar um estudo detalhado das escolas para definir qual o tipo de cisterna que melhor se adapte à unidade.

O dinheiro economizado na queda do consumo, segundo Nataly, poderá ser utilizado na recuperação de mananciais, hortas escolares e publicidades que estimulem o uso consciente da água.

"A implementação das cisternas resultará em benefícios ambientais, educacionais e financeiros, o projeto é viável e importante para o futuro do planeta", conclui a parlamentar jovem. Bragato elogiou a iniciativa da aluna em abordar um tema que está preocupando toda a humanidade e a incentivou a continuar defendendo causas ambientais.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp