Parlamento Jovem elege mesa diretora em clima de emoção


23/11/2007 16:44

Compartilhar:

Deputada Célia Leão entrega diploma à deputada-jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PARLA JOV C1 DIPL MAU_0093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa eleita: Isabela, Marcos, Murylo e Mariane<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MESA Isabela, Marcos, Murylo e Mariane (3)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andressa Franciele de Moraes Sartorelli declara o juramento de compromisso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PARLA JOV C1 JURAMENTO MAU_0198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diplomação dos deputados-jovens<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DIPLOMACAO PLEN 26MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juramento de compromisso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PARLA JOV C1 JURAMENTO MAU_0201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Senador Eduardo Suplicy e presidente Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PARLA JOV C1 SUPL VAZ MAU_0291.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã desta sexta-feira, 23/11, foram reiniciados os trabalhos do segundo dia do Parlamento Jovem 2007. Sob a coordenação da deputada Célia Leão (PSDB), os 93 jovens deputados " um deles está de licença " foram chamados, por ordem alfabética, para serem diplomados. Escolas da capital e do interior do Estado foram representadas pelos 12 partidos inscritos, entre eles, o da agricultura, emprego, direitos humanos, saúde, educação e outros.

O juramento de compromisso foi declarado por Andressa Franciele de Moraes Sartorelli, de Iparaçu do Tietê e, em seguida, teve início a apresentação das três chapas concorrentes para a Mesa Diretora. Os presidentes dirigiram-se à tribuna para defender as propostas.

Mariana Matheus, da chapa Igualdade, disse que não buscaram representar grupos isolados, mas o bem geral. Segundo ela, "os sonhos dos jovens são frustrados porque não somos ouvidos pela sociedade". Para Rodrigo Cunha, da LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), somente a união entre os deputados é capaz de encontrar soluções para os problemas. Isabela Canhoni, ao expressar os ideais da denominação Anita Garibaldi, usou o fato de ela ser mulher e ter sido eleita como um exemplo de democracia.

O Senador Eduardo Suplicy, que cumpria outra agenda na Casa, compareceu ao Parlamento Jovem para prestigiar os participantes. Ele falou sobre o início na carreira política e deu um conselho. "A transparência é muito importante. Vocês devem questionar sempre os eleitores sobre decisões que pretendem tomar", finalizou.

O presidente da Assembléia, Vaz de Lima, também esteve no Plenário Juscelino Kubitscheck. Ele se referiu ao Senador Suplicy como "uma alta autoridade da República" e considerou a sua presença uma excelente oportunidade para demonstrar o respeito democrático, mesmo em meio às diferenças partidárias. "Somos capazes de distinguir entre o que a pessoa é, a ideologia que ela defende e a função que exerce", observou.

Célia Leão deu continuidade à eleição da mesa e o momento foi marcado por muita expectativa e emoção. Os 93 jovens puderam exercer a cidadania por meio do voto eletrônico aberto. As chapas foram simbolizadas pelas cores vermelha, amarela e verde. Conforme anunciado previamente, a votação aconteceria em, no máximo, dois escrutínios " um tipo de 1° e 2°. turnos.

Na primeira votação foi desclassificada a chapa Igualdade, da cor verde, e a disputa entre a vermelha e amarela, no segundo turno, foi acirrada. O que se viu a seguir foi, de acordo com Célia Leão, algo inédito em nove anos de Parlamento Jovem. As duas chapas empataram, ambas com 46 votos. Ao aluno Addans Layon Costa Soares coube o voto de minerva. Ele votou na cor amarela do painel eletrônico e deu vitória à chapa Anita Garibaldi.

Os quatro componentes da mesa eleita foram Isabela Canhoni, como presidente, Marcos Batalha Júnior, o vice. O primeiro secretário é Murylo Muller Cesar e a 2ª secretária, Mariane Meneses. Eles tomaram seus lugares à mesa e deram continuidade aos trabalhos do dia. O primeiro assunto na ordem do dia foi a apresentação dos projetos de leis dos deputados do Parlamento Jovem Paulista 2007.

alesp