Ação para reduzir diferenças raciais


27/06/2005 20:13

Compartilhar:

Hédio Silva Júnior e deputado João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Caramez  Hedio Silva Junior.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin assinou, no dia 17/6, o protocolo de intenções para que as polícias militar e civil tenham no treinamento uma disciplina sobre discriminação e igualdade racial, que será implantada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção São Paulo.

A iniciativa do governo foi anunciada pelo governador na I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Palácio dos Bandeirantes, acompanhada pelo deputado João Caramez (PSDB), que fez questão de cumprimentar Hédio Silva Júnior por sua condução da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A solenidade contou com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que lembrou a importância da Conferência já realizada em 26 estados brasileiros. Matilde reforçou o esforço da sociedade no combate à discriminação, ressaltando que somente o poder público pode avançar em políticas de igualdade racial e que as conferências estaduais servem para a reflexão das diversas instituições públicas e privadas.

O governador Geraldo Alckmin destacou as ações do Estado junto às comunidades indígenas na área da saúde, com hospitais de referência que realizam partos típicos dessas comunidades, além de escolas e construção de moradias que respeitam características regionais. Ele garantiu ainda que as 19 comunidades quilombolas existentes no Estado terão seu processo de titulação acelerado.

O deputado João Caramez ressaltou as ações do governo para acabar com a discriminação racial. Lembrou que o secretário da Justiça intermediou importante questão envolvendo a comunidade quilombola do litoral norte numa demanda de reintegração de posse que se arrasta há anos.

"O governo está atento às questões sociais. O investimento no aprimoramento das nossas polícias, como o convênio assinado com a OAB, nos dá clara demonstração da responsabilidade e seriedade na condução de ações importantes do Estado", lembrou o deputado Caramez.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp