Secretário da Justiça recebe parlamentar


18/05/2007 17:07

Compartilhar:

Secretário Luiz Antônio Marrey e deputado Bruno Covas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bruno Covas e Marrey 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Algumas das ações que mais têm mobilizado a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania foram apresentadas ao deputado Bruno Covas (PSDB) durante visita ao titular da pasta, secretário Luiz Antônio Marrey, no dia 9/5. O encontro deu prosseguimento à agenda de visitas que Bruno Covas vem cumprindo desde sua posse, tanto aos secretários de Estado quanto a instituições cujos programas e ações se aproximam de suas propostas como parlamentar.

Marrey salientou, durante a reunião, que a Secretaria da Justiça tem, entre suas prioridades, a expansão das unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), dentro do modelo de descentralização adotado pelo governo do Estado na ressocialização do menor infrator. No litoral de São Paulo, o município de Peruíbe contará com uma instalação da fundação, cujo prédio já está pronto e deverá ser entregue no próximo mês de junho, para ser gerida em parceria com a ong Recanto Vida.

Ainda entre as ações da Justiça e Defesa da Cidadania que chamaram a atenção de Bruno Covas estão aquelas voltadas a coibir e punir o tráfico de seres humanos, uma prática que tem como principais vítimas mulheres, crianças e adolescentes. O secretário expôs também o programa de proteção à testemunha, e destacou o trabalho do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), sobretudo o projeto de realizar mutirões para diminuir a fila de espera dos interessados em fazer exames de DNA. Segundo Marrey, o custo maior desse tipo de exame é a coleta de material para análise, daí a importância dos mutirões.

O deputado também tomou conhecimento da verba destinada à construção e reforma dos prédios dos fóruns em todo o Estado, num total de R$ 100 milhões. Nas novas instalações dos edifícios estão previstas obras de acessibilidade. Outros temas abordados durante o encontro foram os 40 anos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o trabalho do Procon, bastante elogiado por Marrey, e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), que tem atuado nas questões agrárias e fundiárias no Vale do Ribeira, na Comunidade Quilombola e no Pontal do Paranapanema.

Ao encerrar a visita, o deputado se colocou à disposição na qualidade de membro efetivo da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Nesta oportunidade conversaram sobre o Programa Estadual de Direitos Humanos e suas perspectivas de revisão.

bcovas@al.sp.gov.br

alesp