Autorização para construção de casas em Salesópolis


03/05/2010 17:11

Compartilhar:

Reunião na Secretaria do Meio Ambiente do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/GONDIMSMA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) e o prefeito de Salesópolis, Antonio Adílson de Moraes, o Adilson Bolinha, pedem autorização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) para a construção de unidades habitacionais no município.

Salesópolis é onde nasce o rio Tietê. Cercada por nascentes, tem 98,8% da sua área territorial dentro da Lei de Proteção dos Mananciais, o que a impossibilita de atrair indústrias e até mesmo de construir casas populares. Esse foi o motivo que fez o deputado Gondim e o prefeito Adilson se reunirem com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, na semana passada.

Segundo o prefeito Adilson Bolinha, nas possíveis áreas disponíveis em Salesópolis para construções de casas populares, a Lei de Proteção aos Mananciais preconiza uma área de lote para cada unidade residencial, em média de 2.900 m2, o que inviabiliza qualquer investimento público ou privado para atender parte do déficit habitacional na cidade, aproximado em 120 moradias.

Gondim também salientou que a Defesa Civil Estadual homologou, em 26/4, o decreto de situação de emergência em Salesópolis. "Temos muitas famílias em encostas de morro e próximos aos cursos de águas (áreas ribeirinhas), uma verdadeira situação de risco para muitas famílias e o Estado tem que nos auxiliar a como resolver esse problema".



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp