Mobilização pela votação do Fundo Estadual de Cultura é retomada


18/10/2005 19:00

Compartilhar:

Comissão Pró Fundo Estadual de Cultura esteve na Assembléia Legislativa com o objetivo de pedir ao presidente Rodrigo Garcia que paute para votação o Projeto de Lei 711/2004<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fundcultura89mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fundcultura522mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Pró Fundo Estadual de Cultura esteve na Assembléia Legislativa com o objetivo de pedir ao presidente Rodrigo Garcia que paute para votação o Projeto de Lei 711/2004, que destina ao setor cultural paulista R$ 100 milhões.

Alexandre Ferreira, representante da Cooperativa Paulista de Teatro, argumentou que o secretário da Cultura, João Batista de Andrade, não cumpriu com o compromisso assumido de enviar à Assembléia um novo projeto de lei, de autoria do Executivo, referente à criação de um fundo de cultura para o Estado.

"Precisamos de uma posição frente ao projeto que está na Assembléia. Se ele for aprovado, lutaremos para que seja sancionado. Se ele for vetado, lutaremos contra o veto", disse Alexandre Ferreira.

Considerando que até o final do ano, a Assembléia Legislativa terá somente seis semanas úteis, já que a partir de 15 de dezembro o orçamento se torna item único da pauta, Rodrigo Garcia comprometeu-se a pautar o Fundo de Cultura e buscar entendimentos com o Executivo referente a essa matéria.

Por seu lado, a Comissão Pró Fundo Estadual de Cultura enviará aos líderes partidários, nesta semana, uma carta pedindo apoio na votação. O deputado Vicente Cândido, presente na reunião, afirmou que o projeto é resultado de um trabalho coletivo, elaborado por 66 deputados, e que o Estado de São Paulo precisa ter os meios necessários e suficientes para desenvolver sua cultura.

Estiveram também presentes na reunião Alexandre Ferreira, da Cooperativa Paulista de Teatro; Paulo de Ataíde, do Pólo Cultura da Zona Norte; Alessandro Azevedo, do Fórum Permanente das Culturas Poputares; Cecília de Arruda, do Movimento Mobilização e Dança - Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo; Ademir Assunção e Tadeu de Souza, assessores do deputado Vicente Cândido.

alesp