Comissão de Saúde e Higiene homenageia os 80 anos de Adib Jatene


18/06/2009 22:21

Compartilhar:

Adib Jatene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLJATENE053ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLJATENEDEPS109ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Senador Suplicy, presidente Munhoz, Adib Jatene e Fausto Figueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLJATENE034ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adib Jatene recebe homenagem na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Sol Jatene_0045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageia os 80 anos de Adib Jatene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SOLJATENEMESA071ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/munhozadib.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O diretor técnico do Instituto do Coração, Adib Jatene, recebeu, nesta quinta-feira, 18/6, homenagem da Assembleia Legislativa no plenário Juscelino Kubitschek, por iniciativa da Comissão de Saúde e Higiene.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, Barros Munhoz, que se lembrou da ocasião em que, jovem prefeito de Itapira, conheceu Jatene, então secretário de Saúde de São Paulo, e de como o médico foi prestimoso em atender o pedido de um aparelho oftalmológico para a cidade e entregá-lo pessoalmente. "Adib Jatene é um exemplo para aqueles que acreditam em saúde pública no Brasil", declarou Barros Munhoz, que, em seguida, passou a presidência da solenidade a Fausto Figueira (PT), presidente da Comissão de Saúde e Higiene. Figueira cumprimentou Jatene pela sua trajetória de homem público e se declarou honrado em prestar a homenagem.

Durante o evento, os deputados da comissão enalteceram as qualidades do cirurgião e do homem público, responsável, entre outras coisas, pela criação do SUS.

Também o senador Suplicy, presente ao evento, falou das qualidades do cirurgião e da "forma humanitária com que Jatene lida com a medicina". Suplicy lembrou ainda que Jatene e Chico Mendes, personalidades conhecidas mundialmente, têm em comum o fato de terem nascido em Xapuri, e completou "o senhor é um exemplo para todos nós brasileiros".

Falaram em plenário para render homenagens a Jatene os deputados Marcos Martins (PT), Uebe Rezeck (PMDB), João Barbosa (DEM), Adriano Diogo (PT) e José Augusto (PSDB).

Compuseram a mesa, além dos citados, o secretário da Saúde, Luiz Carlos Barradas, e o vereador Celso Jatene, sobrinho do médico, que veio ao evento representando o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Antônio Carlos Rodrigues.

alesp