Questionada privatização do Aeroporto de Sorocaba


23/03/2004 16:42

Compartilhar:

Vereador Arnô Pereira apresenta demanda ao deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/hamiltonsoroc23mar04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Numa parceria com o vereador Arnô Pereira (PT), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) encaminhou dois requerimentos de informações ao Secretário Estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, com o objetivo de apurar a possibilidade de privatização do Aeroporto Estadual Bertrand Luiz Lopes, de Sorocaba.

Um dos questionamentos feitos pelo deputado refere-se ao estudo econômico e estratégico encomendado pela Secretaria ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), com o objetivo de avaliar se o aeroporto está apto a fazer parte do programa de Parceria Público-Privada. Hamilton quer saber em que consistem os estudos, quais seus termos e se já foram concluídos. O parlamentar também reivindica uma cópia dos estudos no caso de já estarem concluídos.

De maneira mais direta, o deputado também questiona se o Governo do Estado pretende transferir a administração do aeroporto à iniciativa privada e se essa transferência se daria na forma de privatização, concessão ou através de uma parceria público-privada. Hamilton apura ainda se existem empresas privadas que já tenham manifestado interesse na empreitada.

Gastos Públicos

Num segundo requerimento, o deputado busca levantar os gastos públicos já efetuados na manutenção e melhoria do aeroporto nos últimos tempos. O parlamentar requereu uma cópia do convênio firmado entre o Daesp e o Comando da Aeronáutica, que regula o uso do Aeroporto, além da relação das obras realizadas pelo Departamento nos 31 aeroportos estaduais administrados por ele, assim como o valor de cada uma desde 1995.

A relação de empresas de grande porte que operam nos aeroportos administrados pelo Daesp também é solicitada por Hamilton Pereira, que busca uma apuração minuciosa que impeça o acontecimento de fraudes no processo.

"Queremos apurar minuciosamente se houve tratamento secundário do aeroporto de Sorocaba no que se refere a investimentos por parte do Estado", afirma o deputado. "E ainda, se investimentos de última hora não poderiam significar desperdício de recursos públicos num momento como este em que está em jogo a privatização do nosso aeroporto", completa.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp