Frente discute situação das Apaes


28/05/2007 13:09

Compartilhar:

O deputado Ed Thomas reuniu-se com representantes das Apaes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ED THOMAS APAES B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Apae, coordenada pelo deputado Ed Thomas (PMDB), reuniu-se com representantes de várias Apaes, na última sexta-feira, 25/5, em Presidente Prudente. O encontro contou com a participação de Antonio Candido Naves, presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo.

Segundo o parlamentar, no Estado de São Paulo existem 310 Apaes, que atendem cerca de 50% da demanda. "Muitos deficientes acamados não são atendidos por falta de instalações adequadas", ele afirma. Apenas 63 Apaes de São Paulo estão cadastradas no SUS; as 247 restantes dependem de verbas federais, repassadas às secretarias da Saúde. As Apaes são gerenciadas por voluntários, mas a maior parte de suas despesas fixas é destinada para o pagamento de profissionais responsáveis pela operação das entidades.

Segundo o coordenador da frente, o encontro foi proveitoso, uma vez que identificou alguns dos problemas que dificultam a existência das Apaes e de seu serviço no Estado. "Pretendemos organizar outras reuniões desse tipo, para encontrar soluções para as dificuldades", afirmou o parlamentar.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp