Apoio para Santa Casa de Araçatuba


06/06/2008 10:08

Compartilhar:

Deputado Cido Sério, à esquerda, em reunião com novo ministro da Previdência Social, Carlos Gabas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/CIDO SERIO GABAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir de quarta-feira, 4/6, o Ministério da Previdência Social passou a ser comandado por Carlos Eduardo Gabas, de Araçatuba, que atuava como secretário-executivo da pasta e assumiu interinamente o lugar de Luiz Marinho. O deputado Cido Sério (PT) compareceu à cerimônia de posse de Gabas e reuniu-se com ele para apresentar algumas reivindicações. A principal é o apoio na luta pela compra de um acelerador linear para o setor de radiologia da Santa Casa de Araçatuba, que não funciona há três anos. "Gabas prometeu se empenhar junto ao Ministério da Saúde por esta reivindicação, que é de suma importância para os moradores de Araçatuba e região", contou o parlamentar.

Cido Sério ressaltou que tem lutado muito, principalmente junto à Secretaria Estadual da Saúde, para que o setor de radiologia da Santa Casa de Araçatuba volte a funcionar. "Desde 2006 cobramos diversas vezes a compra de um acelerador linear. A falta do equipamento tem prejudicado muito os pacientes, que precisam viajar centenas de quilômetros para passar pelo tratamento", afirmou.

Atualmente, os pacientes de Araçatuba precisam esperar cerca de dois meses para iniciar o tratamento, que tem sido feito nos hospitais de Barretos e São José do Rio Preto. "Isto é desumano", protesta o parlamentar.

O problema com o aparelho de radioterapia da Santa Casa de Araçatuba começou em meados de 2002. Em março de 2006, a Central de Radioterapia suspendeu definitivamente o atendimento. Na época, a santa casa informou que era necessário comprar um acelerador linear que custava cerca de R$ 2,7 milhões. "Vários pedidos já foram feitos, tanto ao governo do Estado quanto à União, mas até hoje não tivemos solução", concluiu Cido Sério.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp