Destino de lixo no Vale Histórico


23/06/2009 19:22

Compartilhar:

Xico Graziano e Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/GONDIMHISTORICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reunião do Consórcio do Vale Histórico que aconteceu no último final de semana, no município de São José do Barreiro, Luiz Carlos Gondim (PPS), ao lado do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, esteve com os prefeitos de Silveiras, Bananal, Areias, Arepeí, Queluz, além do prefeito da cidade anfitriã. Também participou como convidada a prefeita de Cruzeiro. A pauta do encontro foi a definição de projetos e ações ambientais.

A destinação do lixo foi um dos principais pontos discutidos no encontro. Para Xico Graziano, "Acabar com o lixão é lição de casa. Mas é necessário ter plano de ação efetivo e concreto, com projeto bem elaborado. Porque existem recursos do governo estadual para isso", observou o secretário.

Segundo José Celso Bueno, presidente do Consórcio do Vale Histórico e prefeito de Queluz, seu município dispõe de área para a implantação de novo aterro. Assim, ficou firmado o desenvolvimento de estudos para fazer uma estação de transbordo em São José do Barreiro para dar destino ao lixo das demais cidades do Vale Histórico.

Para o deputado Gondim é necessário desenvolver projetos educativos como, por exemplo, "investir na coleta seletiva do lixo, com interação dos vários setores do poder público e comunidade", argumentou Gondim.

Para Graziano a ação conjunta dos municípios "é fonte de riqueza. Assim, a secretaria do Meio Ambiente está inteiramente à disposição dos prefeitos para fornecer orientação de como pode ser feito um projeto para a melhoria do meio ambiente no que tange o desenvolvimento sustentável".



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp