Os municípios na história do Legislativo paulista


02/06/2005 18:12

Compartilhar:

Capa do Projeto de Lei de criação de Americana, então chamada Vila Americana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Nova imagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo está disponibiliza a partir desta quinta-feira, 2/6, aos usuários do Portal da Assembléia, uma pequena amostra da documentação preservada em seus arquivos e que têm como objeto os municípios paulistas.

Desde o início de suas atividades, em 2 de fevereiro de 1835, quando existiam 45 vilas e uma cidade " a Imperial Cidade de São Paulo ", a Assembléia Legislativa é a responsável pela criação dos municípios de São Paulo. Isto que fez com que o Legislativo Paulista preservasse importantes dados populacionais e econômicos, além de documentos, mapas, desenhos e registros fotográficos que embasaram a criação dos municípios paulistas, que, 170 anos depois, chegaram a 645. De 1835 até o início do século XXI, uma longa história marcou o desenvolvimento paulista. Ficaram preservados, na Divisão de Acervo Histórico, documentos sobre abastecimento, iluminação pública, segurança, construção e reforma de unidades públicas, saneamento, queixas de cidadãos, políticas públicas...

Para os interessados em viajar pelas imagens de alguns municípios paulistas basta acessar o portal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (http://www.al.sp.gov.br/portal/site/alesp). Após clicar, sucessivamente, as abas "Doc. e Informação" e "Acervo Histórico", localizadas à esquerda do monitor, chega-se à página do Acervo Histórico e pode-se abrir a exposição "interior paulista" (http://www.al.sp.gov.br/web/acervo/index_acervo.htm). No mapa de São Paulo que se abre estão assinaladas algumas cidades que tiveram imagens selecionadas para exemplificar o material encontrado na documentação custodiada pela Divisão de Acervo Histórico, que recobre o período de 1819 a 1947 e está aberta e disponível ao público.Os documentos do período pós-1947 estão preservados, em caráter corrente, no Serviço de Arquivo da Divisão de Protocolo Geral e Arquivo da Assembléia, também acessíveis à consulta.

O Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo está aberto ao público em geral das 9 às 19 horas, das segundas às sextas-feiras.



acervo@al.sp.gov.br

alesp