Cibeli do Carmo: uma atmosfera envolvente em que se fundem luz e sombra

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
11/03/2008 11:17

Compartilhar:

<i>Galinha no ninho</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cibeli do Carmo - Obra - Galinha no Ninho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cibeli do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Cibeli do Carmo - foto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As naturezas-mortas de Cibeli do Carmo são resultantes de uma longa pesquisa. Ela trabalha com cores acesas, ama os contrastes cromáticos fortes e as formas encorpadas que emergem decisivamente do fundo elaborado de suas telas. Cada objeto representado possui uma extraordinária plasticidade. Trata-se de uma artista sincera, de toque elaborado, de poesia transparente.

Uma vez sobre a tela, as cores, que sabe utilizar com habilidade, exprimem um conjunto de imagens ou de paisagens que exaltam a vista e falam à alma. Dotada de um temperamento pictórico e de uma sensibilidade extremamente pessoais, essa artista se inspira, sobretudo, na natureza, que tanto ama.

Na contemplação místico-poética dessa natureza exprime a ideologia pura e sem abstrações mistificadoras do seu temperamento simples, do seu caráter doce e arcaico. Sua "mensagem" possui pensamentos puros, não aflora de atitudes pseudoestilísticas, não é alienante, mas cativa todo observador. Longe de qualquer inclinação a imitar, suas telas se aproximam com naturalidade da escola flamenga.

A artista possui a magia de saber narrar seus pensamentos, suas esperas, suas ansiedades e suas esperanças. Sua paixão pela pintura se estende sobre uma palheta com cores vibrantes. Ela entende a voz das cores, colhe suas vibrações e os detalhes que nos narram cenas da vida na qual encontramos, quase por chamamento, a voz da natureza, a beleza e a sacralidade da própria existência.

A preciosidade cromática, a extraordinária finesse da matéria e a surpreendente estabilidade de sua pintura criam uma atmosfera que consegue fundir sombra e luz sobre a superfície de suas telas.

Na obra Galinha no ninho, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a temática e a cor interagem em harmonioso conluio. Nada de pesquisa artificial e factual: o real é tomado e apresentado na forma e nos tons.



A artista

Cibeli do Carmo, pseudônimo artístico de Cibeli do Carmo Felipe Silva, nasceu em Planalto, São Paulo, no ano de 1965. Concluiu seu curso de desenho em São José do Rio Preto, sob a responsabilidade da professora Terezinha Turano. Recebeu aulas particulares dos professores Diva Tonelli Gusson (1990), Ary Salles (1993) e Francisco Phoranl (1998).

Freqüentou os ateliês dos artistas Reinaldo Gerônimo e Luiz Cláudio Morgilli (1998). Estudou ainda com Washington Maguetas e Gilberto Geraldo " este último conclui atualmente a Academia de Belas-Artes em São Petersburgo, Rússia. Realizou workshops com os artistas Ronaldo Bonner Júnior, Araraquara, SP (1999) e Gilberto Geraldo, SP (2001, 2002, 2003 e 2004).

Participou de várias exposições, dentre as quais se destacam: XIV Salão de Verão, Espaço Cultural Professor Duad Jorge Simião, São José do Rio Preto, SP (1994); "Pintura a Óleo", Galeria de Artes Sérgio Longo (1994); Salão de Inverno de Olímpia, SP, e Salão de Vinhedo, SP (1996, 1997 e 1998); Salão de Jales, SP; Primavera, Espaço Cultural Shopping Center, SP (1997); 5º Salão de Artes Plásticas de Catanduva, Espaço Cultural Maestro Nicola de Muzzio, SP (1998); "Paisagem Serra da Bocaina", 2º Salão Regional de Artes Plásticas, SP (1999); 7º Salão Oficial de Artes Plásticas de Catanduva, Espaço Cultural Maestro Nicola de Muzzio, SP (2000); Espaço Cultural Ipê Park Hotel, Grande Salão Luso-Brasileiro, Lisboa, Portugal; "A Cachoeira", Gran Salón Real de Madri, Espanha; "Matéria-Prima", XIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, 8º Salão Oficial de Artes Plásticas, X Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (2001); Casa da Fazenda do Morumbi, "Estudo II" 50º Salão de Belas-Artes de Piracicaba e Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2002); 52º Salão de Belas-Artes, Piracicaba, SP (2004).

alesp