Evento em Guarulhos mostra o peso da carga tributária


23/02/2006 10:23

Compartilhar:

Deputado Paulo Sérgio no evento "De Olho no Imposto" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Psergio Imposto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Paulo Sérgio (PV) participou do evento "De Olho no Imposto" realizado na Universidade de Guarulhos, que teve palestra do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos. A iniciativa, que faz parte do movimento "Quero Mais Brasil", conta com o apoio do parlamentar e de entidades de representação municipal e estadual, e busca obter 1,5 milhão de assinaturas em vários Estados do país com o objetivo de enviar um projeto de lei popular ao Congresso Nacional pedindo a regulamentação do parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal, para tornar obrigatório que o total dos impostos pagos sobre bens e serviços apareça na nota ou cupom fiscal.

Durante a palestra, Guilherme Afif Domingos falou sobre o peso da carga tributária paga pelo cidadão e da importância da participação de Guarulhos no evento. Os organizadores pretendem obter pelo menos 79 mil assinaturas para o projeto na região. Logo após a palestra, o deputado visitou o "Feirão do Imposto", instalado no calçadão da rua D. Pedro II, no Centro.

No local, o deputado Paulo Sérgio oficializou sua adesão ao movimento. Ao lado de consumidores e autoridades, verificou exemplos da carga tributária embutida em produtos e serviços utilizados pela comunidade, consultou a Calculadora de Imposto que demonstra o valor dos tributos pagos sobre a renda, o patrimônio e o consumo, e o Impostômetro, um painel eletrônico que mostra o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o início do ano. Na oportunidade o aparelho mostrava um valor que já ultrapassava os R$ 114 bilhões somente nestes dois primeiros meses do ano.

O apoio ao projeto pela transparência do uso dos impostos pagos pode ser feito através de assinaturas nas listas à disposição na Associação Comercial Empresarial de Guarulhos (ACE), na Ordem dos Advogados Brasil (OAB/Guarulhos), pela internet (www.deolhonoimposto.org.br), nos principais pontos comerciais da cidade e no escritório do deputado Paulo Sergio, localizado na rua Francisco de Paula Santana, 31, Vila das Palmeiras, em Guarulhos.

psergio@al.sp.gov.br

alesp