Assembléia popular
Direitos sociais, já!
José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, afirmou que o ser humano se engaja para proibir o aprisionamento de passarinhos, mas tem encarcerado, cada vez mais, os próprios semelhantes. Para José Roberto, a falta de direitos sociais básicos, como emprego, educação e saúde, é o que mais tem levado as pessoas à delinqüência. Ele afirmou que se gasta muito para garantir o aprisionamento das pessoas ao invés de empregar recursos no atendimento das necessidades básicas dos cidadãos. Outra crítica de José Roberto foi direcionada à deputada Maria Lúcia Prandi, pois, segundo ele, ela "engavetou" o plano estadual de Educação. Ele reivindicou a participação dos cidadãos na elaboração desse projeto.
Um ano novo melhor
Representante da Ong Embu Guaçu em Ação, Merice Andrade de Quadros, afirmou que espera um 2007 melhor que 2006. Para Merice, o ano passado foi muito difícil para os pobres. Ela ressaltou que o desconforto que os ricos têm experimentado nos aeroportos é bem pequeno se comparado ao que os pobres enfrentam diariamente nos transportes públicos. Ela reivindicou ao novo secretário estadual dos Transportes a implementação da linha que interliga o metrô a Capão Redondo. Merice reclamou que os políticos só lembram de Embu Guaçu em época de eleição, pois, passado esse período, eles esquecem daquele município. Em relação ao enforcamento de Saddam Hussein, Merice disse que o presidente dos EUA, George Bush, merecia o mesmo tratamento. No entendimento dela, os EUA são responsáveis em grande parte pelas mazelas dos países subdesenvolvidos. Por fim, ela criticou o sistema educacional brasileiro, que favorece as elites, pois assim, segundo a oradora, "é mais fácil manipular os analfabetos".
Posse do governador
A posse do novo governador José Serra foi objeto de comentários de Rodolpho Barbosa, do Rotaract Club São Paulo, de Vila Formosa. Segundo ele, a democracia no Brasil está consolidada com as últimas eleições, e o governador Serra tem propostas positivas para o Estado. "Agora, precisamos cobrar dele uma política de empregabilidade, já que a educação e o emprego são as verdadeiras forças motrizes para o desenvolvimento do país". Ao concluir, Barbosa pediu à secretária de Educação a reestruturação de sua pasta para garantir a oportunidade de estudo para todos os jovens.
Passado limpo
Também Anderson Cruz, do Instituto Educa São Paulo, referiu-se à posse do novo governador de São Paulo. Segundo ele, "Serra foi presidente da UNE e é um político cujo passado não o condena. Diferentemente do atual presidente da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo, que trai o seu passado ao permitir a tramitação da proposta de aumento de 91% para os deputados". Outra questão abordada por ele foi o fisiologismo dos partidos políticos. "Michel Temer estava no palanque de Alckmin e, agora, apóia o governo Lula, em troca de cargos. Precisamos ter vergonha na cara", desabafou.
Saúde pública
"Nosso país precisa de uma reforma social que preze a saúde pública", opinou o professor Luís Silveira, do Movimento Brasil contra a Indústria da Doença. Segundo ele, com o aumento salarial e a permissão de hora extra para o pessoal da Saúde, concedidos pelo prefeito Gilberto Kassab, espera-se uma melhoria no atendimento em hospitais e postos de saúde. "Já que houve aumento, o atendimento tem que melhorar", ele asseverou, propondo ainda que os postos de saúde fiquem abertos nos finais de semana.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições