CPI das Contaminações Ambientais vai oficiar empresas


18/02/2009 19:41

Compartilhar:

Rodolfo Costa e Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/RODOLFOCONTAMINACOES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito das Contaminações Ambientais, deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), afirmou que pretende oficiar todas as empresas poluidoras para que prestem esclarecimentos sobre a situação atual das áreas contaminadas. Hoje estima-se que existam no Estado aproximadamente 2.500 empresas nessa situação, conforme relatório da Cetesb, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O parlamentar informou que a CPI tem recebido novas denúncias que também serão analisadas. "Essas empresas devem uma satisfação à sociedade. O prazo de funcionamento de uma CPI é curto, por isso precisamos agilizar os trabalhos para que as respostas sejam dadas no mais curto espaço de tempo. Dependemos principalmente da Cetesb e do Ministério Público que nos informem a situação dessas empresas caso a caso".

Os casos mais emblemáticos e críticos, de acordo com o deputado, receberão um tratamento especial. É o caso de contaminações como a protagonizada pela Shell, na Vila Carioca, de outras grandes empresas como a Tonolli, no Vale do Paraíba, e 21 empresas da região da represa de Jurubatuba, na zona sul de São Paulo, que já estão sendo convocadas para prestar depoimento.



rcsilva@al.sp.gov.br

alesp