Projeto pioneiro de prevenção de acidentes


30/03/2009 21:19

Compartilhar:

Caramez (esq.) e membros do Rotary Clube<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/CARAMEZRotaryItapevi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Rotary Club de Itapevi lançou, no dia 23/3, o projeto "Cuidando de Nossas Crianças", idealizado para combater a mortalidade infantil por meio da prevenção de acidentes de crianças de um a 14 anos. O evento, que aconteceu na Comunidade Kolping Cristo Rei de Itapevi, reuniu autoridades politicas da cidade e contou com apoio do deputado João Caramez (PSDB).

Pioneiro, o projeto consiste na apresentação de sete cartilhas com dicas simples que, se colocadas em prática por jovens e adultos, podem ajudar a reduzir sensivelmente o número de acidentes envolvendo crianças.

Elaborado pelo arquiteto Silvio Dutra, com o apoio do presidente itapeviense rotariano, Luiz Carlos Delgado de Aguiar, o trabalho foi produzido após uma extensa pesquisa sobre as principais causas de mortalidade infantil no Brasil, para enfatizar a ideia defendida pela presidência do Rotary mundial de que a criança deve ser colocada no topo de todas as prioridades.

Divididas em sete temas, as cartilhas abordam situações cotidianas de risco vividas pelas crianças na escola, na cidade, em casa, no trânsito, na alimentação, no uso da internet e na saúde. Em todas elas, a mensagem enfatiza que os acidentes são a principal causa de morte de crianças no Brasil, e que para cada óbito, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes. Com medidas simples como manter crianças afastadas da água, mesmo em lugares rasos, ou colocar proteção nas janelas e sacadas, o número de acidentes pode ser reduzido em 90%.

"Estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Rotary de Itapevi. A iniciativa é muito importante porque prioriza a proteção do que é mais importante na nossa vida: as crianças", disse o deputado João Caramez.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp