Presidente da Assembléia é empossado governador interino do Estado

O deputado Valdomiro Lopes, 2º vice-presidente, assumirá a Presidência da Casa
05/10/2006 16:43

Compartilhar:

Rodrigo Garcia assina termo de posse como governador interino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/posse assinatura do termo02 rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rodrigo Garcia faz juramento para assumir interinamente o governo do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/posse juramento03rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/posse juramento04rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Valdomiro Lopes (primeiro à direita) assumirá a Presidência da Casa pelo período de dois dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Posse PresRodrigoassinatura do termo03-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia e Jorge Caruso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Posse PresRodrigo4156-rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Rodrigo Garcia (PFL) foi empossado nesta quinta-feira, 5/10, governador interino do Estado de São Paulo pela Assembléia Legislativa. Garcia, que assume o cargo em razão de licença do governador Cláudio Lembo, é o mais novo governador na história do Estado. Ele tem 32 anos e governará São Paulo pelo período de dois dias, 8 e 9/10.

O governador Cláudio Lembo enviou mensagem à Assembléia pedindo licença de suas funções para viajar ao Uruguai, onde participará de simpósio sobre indústria e se encontrará com líderes políticos daquele país.

O deputado Valdomiro Lopes assumirá a presidência da Assembléia pelo mesmo período. O primeiro vice, deputado Jorge Caruso, que presidiu a cerimônia de posse, entra de licença por cinco dias, a partir desta sexta-feira, 6/10.

Aos saudar os parlamentares presentes no plenário, Garcia disse: "É difícil não me emocionar ao assumir o cargo de governador do Estado de São Paulo aos 32 anos". "Quero compartilhar minha emoção com meus colegas. Tive aqui (na Alesp) oportunidade de aprender o processo político. Todos os meus colegas foram autênticos professores para mim. Este é um dia memorável na história deste parlamentar."

Garcia agradeceu também ao governador Cláudio Lembo pela oportunidade e reiterou seu compromisso com a Casa. "Nestes poucos, mas intensos, dias, prometo respeitar de verdade a autonomia e independência deste Poder." E completou: "Quando se teorizou sobre a independência dos poderes, estabeleceu-se a divisão deles como meio de se encontrar o equilíbrio verdadeiro da autoridade pública. Acredito de fato que o Legislativo é poder equivalente ao Executivo e ao Judiciário e tenho consciência da responsabilidade de governar, mesmo que por curto período, os mais de 40 milhões de pessoas que vivem em nosso Estado".

alesp