Título de utilidade pública para entidade de Sorocaba


07/10/2009 17:01

Compartilhar:

Hamilton participou da posse da atual diretoria, em abril<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/HAMILTONPEREIRACIRCULO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) apresentou projeto de lei no final do mês de setembro, propondo que a Associação Círculo do Trabalhador Cristão de Sorocaba seja declarada de utilidade pública estadual. A entidade, que atua no bairro Brigadeiro Tobias, realiza, gratuitamente, cursos, palestras e reuniões, além de atendimentos oftalmológico e dentário.

A associação, fundada em março de 2006, também conta com uma farmácia comunitária que fornece medicamentos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o presidente fundador do Círculo sorocabano, Márcio Gilberto Lopes Serrano, o calendário da associação é elaborado de acordo com as parcerias firmadas e a entidade ainda cede espaço para cursos.

O público atendido pela associação vem a partir de uma triagem prévia feita por igrejas localizadas na região onde funciona o Círculo. O circulismo nasceu com os jesuítas em 1932, no Estado do Rio Grande do Sul, época em que a classe trabalhadora era muito pouco organizada.

"Como não existiam os sindicatos, o Círculo assumiu este papel de defender os interesses dos trabalhadores", explica Serrano. "Na década de 60, o Estado de São Paulo chegou a contar com mais de 60 sedes, mas com o surgimento das entidades sindicais houve uma mudança de foco na atuação do Círculo", completa.

O perfil de atuação da entidade, voltado para atender a carências sociais, foi o que levou à escolha do bairro Brigadeiro Tobias, para instalação da sede de Sorocaba. O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Sorocaba fica na avenida Bandeirantes, 3600. Com o título de utilidade pública, a entidade poderá vir a ter direito a isenções tributárias, além de poder ter acesso a subvenções estaduais.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp