Título de utilidade pública para entidade de Sorocaba
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) apresentou projeto de lei no final do mês de setembro, propondo que a Associação Círculo do Trabalhador Cristão de Sorocaba seja declarada de utilidade pública estadual. A entidade, que atua no bairro Brigadeiro Tobias, realiza, gratuitamente, cursos, palestras e reuniões, além de atendimentos oftalmológico e dentário.
A associação, fundada em março de 2006, também conta com uma farmácia comunitária que fornece medicamentos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o presidente fundador do Círculo sorocabano, Márcio Gilberto Lopes Serrano, o calendário da associação é elaborado de acordo com as parcerias firmadas e a entidade ainda cede espaço para cursos.
O público atendido pela associação vem a partir de uma triagem prévia feita por igrejas localizadas na região onde funciona o Círculo. O circulismo nasceu com os jesuítas em 1932, no Estado do Rio Grande do Sul, época em que a classe trabalhadora era muito pouco organizada.
"Como não existiam os sindicatos, o Círculo assumiu este papel de defender os interesses dos trabalhadores", explica Serrano. "Na década de 60, o Estado de São Paulo chegou a contar com mais de 60 sedes, mas com o surgimento das entidades sindicais houve uma mudança de foco na atuação do Círculo", completa.
O perfil de atuação da entidade, voltado para atender a carências sociais, foi o que levou à escolha do bairro Brigadeiro Tobias, para instalação da sede de Sorocaba. O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Sorocaba fica na avenida Bandeirantes, 3600. Com o título de utilidade pública, a entidade poderá vir a ter direito a isenções tributárias, além de poder ter acesso a subvenções estaduais.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições