Ronaldo Dalcin cria momentos mágicos por meio de inspirações neo-românticas impressionistas.

Emanuel von Lauenstein Massarani
14/04/2004 14:00

Compartilhar:

Ronaldo Dalcin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Reinaldo Delcin.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "A Banhante" Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Obra "Salvemos as Tartarugas" Clique para ver a imagem ">

Ronaldo Garcia Dalcin é essencialmente um pintor figurativo, executor de excelentes retratos femininos, tratados com grande espontaneidade, imersos numa luz que poderíamos dizer impressionista. O artista é, sobretudo, um psicólogo que sabe intuir e traduzir, sobre a tela ou o papel, certos momentos mágicos que ele próprio cria.

Sua natureza de artista e seu temperamento de homem, fazem-nos sentir a trépida discrição e as tênues inspirações neo-românticas. Se seu ideal artístico é um "tenaz e instrutivo humanismo", que se manifesta não somente na escolha do tema mas também na estrutura mesma de suas obras, seu traço gráfico dá à graça tipicamente feminina um robusto e concreto sentido do real, uma decisiva medida poética.

Suas figuras são como variantes emotivas de um tema que sensibiliza o homem com o traço constante de seus sentimentos e seus dramas interiores.

A pintura de Ronaldo Garcia Dalcin parte de uma preciosa relação visual com a realidade para atuar uma transfiguração gradual do elemento naturalístico que acaba com a perda de conotações verístas para assumir conotações emotivas e sentimentais sobre o fio de uma intensa participação pessoal, às vezes melancólica, às vezes romântica.

Na obra "A Banhante", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é evidente o sentido áulico da figuração bem como a cuidadosa elegância do desenho, a nobreza da cabeça, a sensualidade do busto refletido no espelho d'água, em volta do qual, juntamente com os reflexos cromáticos, se expande luminosa a presença de uma humana interioridade psicológica.



O Artista

Ronaldo Dalcin, pseudônimo artístico de Ronaldo Garcia Dalcin, nasceu em Diadema, SP, em 1978.

Teve como formação inicial, mecânica geral pelo Senai Volkswagen de São Bernardo do Campo; desenho de projetos de mecânica pela Escola Técnica Estadual "Lauro Gomes" e desenho industrial pela Universidade Bandeirante de São Paulo, ambas em São Bernardo do Campo.

Entusiasta pelas artes plásticas realizou paralelamente cursos de pintura à óleo com o professor João Américo, na escola Nós'arte em São Bernardo doCampo (2001) e cursos de desenho e pintura realista com o artista e professor Maurício Takiguthi (2003).

Participou recentemente do 16º Salão de Artes da Associação Comercial de São Paulo, Distrital de Pinheiros.

alesp