Jovens parlamentares da 10ª edição do PJ são recepcionados na Assembléia


06/11/2008 15:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJ ABERTURA CORAL MAC 07.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJABERTURA2CRIANCAS MAU_4689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJ ABERTURA 2 Maria Lucia Prandi MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Vanessa Damo na tribuna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJ ABERTURA 2  VANESSA DAMO MAU_4729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJ ABERTURA DEPS MAC 03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deptuado Waldir Agnello na tribuna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PJ ABERTURA 2 AGNELLO MAU_4681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da 10ª edição do Parlamento Jovem paulista foram recepcionados nesta quinta-feira, 6/11, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho pelos deputados Waldir Agnello (PTB), 1º vice-presidente, Luiz Carlos Gondim (PPS), 2º vice-presidente, Maria Lúcia Prandi, Marcos Martins e Antonio Mentor, todos do PT, João Caramez e Celino Cardoso, ambos do PSDB, Vanessa Damo (PV), Ed Thomas e Vinicius Camarinha, ambos do PSB, e Gilmaci Santos (PRB).

Representando o presidente Vaz de Lima, o deputado Waldir Agnello comentou a energia e o entusiasmo dos jovens deputados que, segundo ele, contagiam os parlamentares efetivos da Casa. Agnello lembrou que o Parlamento paulista é o maior da América Latina e declarou que os alunos que participam do PJ são pessoas interessadas em discutir os problemas da sociedade e preocupadas em encontrar soluções.

Maria Lúcia Prandi ressaltou a importância da mulher na política e ressaltou o momento proporcionado pelo evento. "Vocês, que aqui estão, fazem parte da construção de um amanhã melhor." A mais jovem parlamentar da Assembléia, deputada Vanessa Damo, falou da sua paixão pela política e pediu que os estudantes não deixem de acreditar em suas idéias. Falando sobre o apoio que os jovens tiveram de seus pais e professores, Marcos Martins disse aos jovens que política é muito mais do que votar e ser votado.

O deputado Gilmaci Santos ratificou a importância de os jovens participarem da vida política do país. Vivência mencionada também por seu colega Ed Thomas, que apelou aos jovens para que não sejam deputados apenas por um dia, mas que sejam deputados a partir de agora, fiscalizando a escola, a câmara municipal de sua cidade e participando dos movimentos de bairro. "Vocês podem, vocês conseguem. A melhor idéia é a que está na cabeça de vocês."

Antonio Mentor disse: "Quando falam que vocês são os representantes do futuro, não acreditem. Vocês são os responsáveis pela sociedade, porque o futuro é hoje." João Caramez comemorou a oportunidade de surgimento de novas idéias com mais essa edição do PJ. "E é disso que precisamos."

Vinícius Camarinha também começou jovem na política. Aos 21 anos, foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembléia e aos 26 anos foi reeleito. "Aqueles que não gostam de política estão fadados a viver sob o comando daqueles que gostam", comentou. O último parlamentar a fazer uso da palavra foi Luiz Carlos Gondim. O deputado disse que sua filha, que hoje presta concurso para ser juíza, participou da 1ª edição do PJ, em 1999. Assim como seus colegas, Gondim disse que os jovens devem fiscalizar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. "Dessa forma, vocês exercerão o poder de cidadão. Queremos que apareçam os jovens, os "Obamas" da vida."

Após a recepção, os jovens deputados participaram de uma mesa de debates com o presidente da Casa, Vaz de Lima, e assistiram a uma palestra do secretário-geral parlamentar, Auro Augusto Caliman, sobre diplomação, juramento e eleição da Mesa Jovem.

Nesta sexta-feira, 7/11, os jovens deputados elegerão a Mesa Diretora dos trabalhos e à tarde ocuparão a tribuna para defender seus projetos de lei.



Projeto Guri

Participando pela terceira vez do Parlamento paulista, os alunos do Projeto Guri, Pólo Júlio Prestes, regidos pela professora Silmara Fernandes, e acompanhados pelo tecladista Fausto Ito, executaram cinco músicas na abertura do evento: "Canções e Momentos", de Milton Nascimento, "Canto do povo de um lugar", de Caetano Veloso, "Banzo Maracatu", autor desconhecido, "São Paulo, São Paulo", do Premeditando o Breque e "Oye", de Jim Papoules.

O Projeto Guri foi criado em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura, dentro de um preceito social de igualdades de condições para todas as crianças e adolescentes que vivem em lugares culturalmente carentes. É um empreendimento sociocultural que consiste na socialização através da música, visando a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos.

alesp