Audiência discute agilização de busca a desaparecidos


29/06/2011 11:40

Compartilhar:

Hamilton Pereira fala na audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/HAMILTONBUSCAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A articulação de um grupo de trabalho composto por representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil foi a tarefa designada ao deputado Hamilton Pereira (PT) durante audiência pública que debateu a criação de uma política estadual de busca a pessoas desaparecidas. A realização de um abaixo-assinado eletrônico foi outra medida apontada durante o encontro, que reuniu, no dia 27/6, cerca de 170 pessoas na Assembleia Legislativa.

O debate durou cerca de quatro horas e teve a participação da presidente da ONG Mães da Sé, Ivanise Espiridião da Silva, do diretor-presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, Ariel de Castro Alves, do articulador do projeto Caminho de Volta, do professor Marcelo Neumann, do delegado titular da 2ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas, Arlindo José Negrão Vaz, e do representante do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Carlos Weiss.

Os depoimentos de pessoas que sofrem o problema do desaparecimento de familiares demonstraram falta de preparo dos policiais que atendem às ocorrências e ausência de integração de ações e informações entre órgãos públicos envolvidos.

Hamilton Pereira, que é autor do Projeto de Lei 463/11, que cria uma Política de Busca a Pessoas Desaparecidas, considerou o debate muito produtivo. Para o parlamentar, a discussão conjunta em paralelo à tramitação do projeto de lei de sua autoria é algo positivo. A necessidade de levar a discussão para o âmbito nacional também foi levantada durante a audiência pública.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp