Projeto prevê multa para quem jogar lixo em via pública


04/07/2007 20:47

Compartilhar:

Deputado Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Dep Fernando Capez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fernando Capez (PSDB) protocolou na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 624/07, que prevê a aplicação de multa por dano ambiental para aqueles que jogarem lixo em via pública ou praticarem qualquer outro ato que implique o depósito de detritos em local inadequado.

Os infratores a essa determinação estarão sujeitos a aplicação de multa de 10 a 100 Ufesps, conforme o grau da lesão, valor que poderá aumentar até cinco vezes caso se verifique ser desproporcional ao dano causado. Essa multa não isentará as pessoas da sujeição às devidas sanções penais e civis. A competência para a aplicação do referido valor ficará a cargo das autoridades ambientais e da Polícia Militar.

Na justificativa, Capez esclarece que a questão ambiental deve merecer efetiva proteção por parte de todos, principalmente das autoridades. Devemos criar mecanismos legais e educar a população visando à proteção do meio ambiente. Destaca que o legislador constituinte sinalizou claramente nesse sentido, pois, segundo o art. 225 da Constituição Federal, "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".

fcapez@al.sp.gov.br

alesp