Homenagem à ministra Matilde Ribeiro


08/11/2007 20:17

Compartilhar:

José Candido presta homenagem à ministra em Flórida Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO HOMENAGEM MINISTRA  B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Candido (PT) participou no dia 31/10 de homenagem à ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, no interior do Estado de São Paulo.

Nascida em Flórida Paulista, Matilde foi ao município para receber o título de cidadã benemérita floridense, por iniciativa do vereador Wilson Fróio (PMDB). A ministra viveu na cidade até os dois anos de idade. A solenidade aconteceu no Clube Recreativo Guanabara e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Em Lucélia, Matilde foi recebida pelo prefeito João Pedro Morandi (PT), autoridades locais, militantes do PT, dos movimentos religiosos de matrizes africanas e moradores.

Candido elogiou o vereador propositor do título, que, segundo ele, "é mais do que merecida! Matilde ocupa um ministério de suma importância, que levou quase 500 anos para ser reconhecido por um presidente como uma necessidade. Matilde tem a oportunidade de desenvolver trabalhos para os menos favorecidos", afirmou Candido.

Matilde Ribeiro, bastante emocionada, agradeceu a homenagem e falou sobre sua trajetória familiar na região: "quem não reconhece sua história não se reconhece como cidadão". A ministra agradeceu a presença do deputado José Candido, por quem disse ter grande consideração. Falando sobre o seu ministério, Matilde afirmou que "tem trabalhado para que tenhamos um país mais dinâmico com inclusão para todos".

No inicio da noite, Matilde ministrou uma palestra na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em Adamantina e falou sobre a Seppir, política de cotas nas universidades e a Lei nº. 10.639, que prevê a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas.

josecandido@al.sp.gov.br

alesp