Campanha de vacinação contra aftosa é lançada em Ourinhos


03/05/2006 10:43

Compartilhar:

Deputado Vinícius Camarinha e o governador Cláudio Lembo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Camarinha OURINHOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento da campanha de combate à febre aftosa e à raiva dos herbívoros, em 1º/5, em Ourinhos, marcou a primeira visita oficial do governador Cláudio Lembo à região. O deputado Vinícius Camarinha (PSB) representou o presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, no evento, realizado no recinto de Exposição Olavo Ferreira de Sá, da Fapi.

De acordo com dados do Governo do Estado, em novembro do ano passado (na segunda etapa de vacinação) foi imunizado 99,6% do rebanho paulista, índice recorde.

"A expectativa para essa primeira etapa de vacinação é muito boa. Estamos com quase 100% do rebanho vacinado e nosso Estado já completou dez anos sem registro de febre aftosa. Isso mostra que o trabalho de conscientização não foi em vão e os pecuaristas estão colaborando", disse Lembo.

"Nosso Estado é um dos responsáveis pelo superávit da balança comercial do Brasil, via agricultura e pecuária. O governo estadual tem feito a sua parte, em que pese a falta de incentivos do governo federal, com juros altos e a deplorável condição das rodovias federais", lembrou Camarinha.

A campanha vai até 31/5, com a supervisão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). "No caso da raiva dos herbívoros, a imunização acontece em 14 regiões com maior incidência do morcego hematófago, transmissor do vírus", afirmou o secretário da Agricultura, Alberto José Macedo Filho.

Questionado sobre as obras da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), o governador afirmou que discutiria o assunto com o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes. "Já falei sobre o assunto com o deputado Vinícius Camarinha, que destacou a necessidade da sua conclusão para garantir segurança aos usuários e o escoamento agrícola e industrial da região", disse Lembo.

Fatec

Para o governador, investir na qualificação da mão-de-obra é fundamental ao crescimento da economia local. "São Paulo, já tão capaz e competente, será ainda mais com a instalação de novas unidades da Fatec, oferecendo ensino gratuito de qualidade. Para a entrega oficial da faculdade de Marília, fui convidado pelo Vinícius, um jovem que tem me ensinado muito. Quero ter a oportunidade de, ao seu lado, inaugurar obras e liberar recursos pleiteados por ele", concluiu o governador.

vcamarinha@al.sp.gov.br

alesp